Entre o feminino imemorial e a recusa ao feminismo: debatendo pornografia feminista com “mulheres modernas”
DOI:
https://doi.org/10.46269/4115.10Keywords:
Pornografia Feminista, Grupo Focal, Feminismos, Sexualidades, CorporalidadesAbstract
Este artigo, fruto da dissertação de mestrado, vai debater algumas categorias como homossexualidade, feminismo e corporalidades a partir da pornografia feminista da diretora, produtora e escritora Erika Lust, utilizando da visão de quatro mulheres curitibanas que participaram do grupo focal realizado no ano de 2013, no qual foram exibidos dois filmes de Lust em duas diferentes sessões e depois conduzido um debate aberto. As questões que norteiam a análise aqui desenvolvida são: quais as principais mensagens da pornografia feminista de Lust? Como essas mensagens foram compreendidas pelas mulheres do grupo focal? O que esses dados podem nos dizer sobre sexualidade, corporalidade e subjetividades?
References
BERGER, J. Modos de ver. Rocco: Rio de Janeiro, 1999.
CABARET Desire. Direção: Erika Lust. Intérpretes: Lourdes "Lady Diamond", Mario Mentrup, Liandra Dahl, Matisse, Sofia Prada, Samia Duarte, Didac Duran, Saskia Condal, Toni Fontana, Mistress Basia, Luizo Veja, Cava Cabaret. Barcelona. LUST Films, 2011. 100 min, stereo 2.0, color.
CARDOSO, L. Retrato do branco racista e anti-racista. (2010). Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/viewFile/1279/1055>. Acesso em 20 fev. 2014.
DE LAURETIS, T. Alice doesn’t: feminism, semiotcs, cinema. Indiana University Press – Bloomington. 1984.
______. Através do Espelho: mulher, cinema e linguagem. In: Revista Estudos Feministas. V.1, N.1. 1993.
DEBERT, G. G. Masculinidade, feminilidade e a reprodução das desigualdades. Cad. Pagu, Campinas , n. 30, p. 409-414, Junho 2008 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332008000100021&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 28 abr. 2015.
DÍAS-BENÍTEZ, M. E. Nas redes do sexo: os bastidores do pornô brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
FIVE Hot Stories For Her. Direção: Erika Lust. Intérpretes: Sandra G, Lady Mai, Bobbie Eden, Sonia Baby, Rafa Garcia, Eduardo Romo, Ramón Nomar, Julia Taylor, Anthony Martinez, Daniel Royter, Claudia Claire e Lucas Foz. Barcelona. LUST Films, 2007. 120 min, son., color.
KIND, L. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. In: Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 124-136, jun. 2004.
LUST, E. Good Porn: a woman's guide. Seal Press: California. 2010.
PINHO, O. Race Fucker: representações raciais na pornografia gay. In: Cadernos Pagu, Campinas, n. 38, June 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332012000100006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 09 dez. 2013.
PRECIADO, B. Testo Yonqui. Madrid: Editora Espasa Calpe, 2008.
RIAL, C. Guerra de Imagens: o 11 de setembro na mídia. Florianópolis: Antropologia em Primeira Mão - UFSC, 2003.
RIBEIRO P., C. Tchau Tchau Velho Pornozão?: a pornografia feminista de Erika Lust como narrativa reflexiva da sexualidade. Curitiba. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Federal do Paraná. 2014.
ROSE, D. Análise de imagens em movimento. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
SARTI, C. A. Feminismo e contexto: lições do caso brasileiro. Cad. Pagu, Campinas, n. 16, p. 31-48, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332001000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 Apr. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332001000100003.
SOIHET, R. Zombaria como arma antifeminista: instrumento conservador entre libertários. Rev. Estud. Fem. [online]. 2005, vol.13, n.3. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ref/v13n3/a08v13n3>. Acesso em: 28 abr. 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Carolina Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.