Fumando pasta base de cocaina en “la zona”: ansiedad, adicción y violencia en las calles de Quito-Ecuador
DOI:
https://doi.org/10.46269/3114.125Keywords:
Pasta Base/polvo, La zona, Pipa, Calle, Gomelos, AnsiedadAbstract
El propósito principal de este ensayo, es el de abordar las dinámicas de consumo de drogas en un espacio concurrido y multicultural de la ciudad de Quito, este espacio se conoce como La Zona, un lugar donde el consumo de sustancias legales e ilegales es visible y reconocible a primera vista. Por medio del relato de vida de una mujer adicta a la pasta base de cocaína, y una descripción etnográfica de su cotidianidad, este trabajo explora: las prácticas de consu- mo de drogas, estrategias de supervivencia y violencia urbana en la ciudad de Quito.
References
Andrade, Xavier (1993).Historias de riesgo e identidades en tensión: Hablan un traficante y un etnógrafo. Quito: FLACSO-Sede Ecuador.
Bonilla, Adrián (1993). Las sorprendentes virtudes de lo perverso: Ecuador y narcotráfico en los 90. Quito: FLACSO-Sede Ecuador.
Bourgois, Philippe (2009). Righteous Dopefiend. Berkeley: University of California Press. Bourgois, Philippe (2010). En busca de respeto, vendiendo crack en el Harlem. Buenos Aires:
siglo XXI editores.
Epele, María (2010). Sujetar por la herida, una etnografía sobre drogas, pobreza y salud. Buenos Aires: Paidós
La economía política del narcotráfico: el caso ecuatoriano (1991). Quito: FLACSO; North-South Center. Paéz Cordero, Alexei (1991). Narcotráfico y violencia en los países andinos. Quito: FLACSO-
-Sede Ecuador.
Rio Caldeiro, Teresa Pires do (2007). Ciudad de muros. Barcelona: Editorial Gedisa. Rivera Vélez, Fredy (1991). Campesinado y narcotráfico. Quito: Caap.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 William Alvarez
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.