Considerações Acerca de Alguns Aspectos Teóricos e Conceitos-chave Presentes na Obra de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.46269/3114.131Keywords:
Foucault, Arqueologia, Genealogia, Disciplina, Biopoder.Abstract
Trata acerca de pressupostos teóricos e conceitos fundamentais que permeiam a obra de Michel Foucault. Para tanto, num primeiro momento, traça linhas gerais acerca dos fundamentos estruturais do trabalho deste autor, enfatizando os marcos arqueológico e genealógico. Em seguida discorre sobre algumas categorias específicas, tais como, ‘história’, ‘descontinuidade’, ‘documento’, ‘discurso’ e ‘enunciado’, que atravessam de maneira visceral a produção intelectual de Foucault. Analisa posteriormente, a relação poder-verdade, tendo como pano de fundo a formulação foucaultiana sobre os mecanismos disciplinares. Por último, reflete, com base no conceito de ‘biopoder’, sobre a passagem – sugerida por Deleuze – de uma ‘sociedade disciplinar’ para a ‘sociedade de controle’.
References
BRANDÃO, Helena H. Negamine. Introdução à análise do discurso. Campinas: Unicamp, 2004.
CORDEIRO, Edmundo. Foucault e a existência do discurso. Çopyright – pensamento, crítica e criação. Braga: Universidade do Minho, out. 1998. Disponível em: http://www.udc.es/dep/lx/ cac/sopirrait Acesso em: 04 out. 2005.
DELEUZE, Gilles. Post Scriptum sobre as sociedades de controle. In: ______. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
FAÉ, Rogério. A genealogia em Foucault. Psicologia em Estudo. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, v.9, n.3, p. 409-416, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ pe/v9n3/v9n3a08.pdf Acesso em: 04 out. 2005.
FISCHER, Rosa M. Bueno. Foucault e a Análise do Discurso em educação. Cadernos de Pes- quisa. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, n.114, p.197-223, nov. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a09n114.pdf Acesso em: 04 out. 2005.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no College de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
______. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 2004.
______. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 2005.
HARDT, M. Sociedade mundial de controle. In: ALLIEZ, É. (org.). Gilles Deleuze: uma vida filo- sófica. São Paulo, Editora 34, 2000.
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: História e Memória. Campinas: Unicamp, 1996.
LOPES, Ana Isabel; SANTOS, Sónia; POMBO, Olga. Da Sociedade Disciplinar à Sociedade de Controle. Disponível em:http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/socieda- de%20disciplinar. Acesso em: 27/06/2012.
NEGRI, Antonio. Cinco lições sobre império. Trad. Alba Olmi. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
PORTOCARRERO, Vera. Foucault: A história do saber e das práticas. In: ______ (org.) Filoso- fia, História e Sociologia das Ciências: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994.
SÁ, Raquel S. de. A arqueologia: Como os saberes aparecem e se transformam. (on line). Dis- ponível em: http://www.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/art12.html Acesso em: 05 out. 2005.
VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e governamentabilidade neoliberal: novos dispositivos, no- vas subjetividades. In: CASTELO BRANCO, Guilherme e PORTOCARRERO, Vera (orgs.) Retra- tos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Daniel Maurício Viana de Souza, Daniel Maurício Viana de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.