Percepções de Cidadania e Justiça no Brasil: Reconhecimento e Pertencimento dos Sujeitos de Direitos
DOI:
https://doi.org/10.46269/5216.216Keywords:
Justiça, Cidadania, Reconhecimento, Direito, Percepção.Abstract
O artigo traz á discussão o conceito de cidadania e o tema da justiça sob a ótica da percepção de direitos. A partir da conceitualização de cidadania por autores como Jessé Souza, José Murilo de Carvalho, Elisa Reis, entre outros, levanta-se a questão do reconhecimento dos sujeitos de direitos e, por outro lado, da subcidadania. Ao fim do artigo, são levantados dados secundários de pesquisas empíricas de percepção de direitos de cidadania. A visão dos entrevistados em “Cidadania, Justiça e Violência”, do CPDOC, trazem a tona a questão da cidadania brasileira ser considerada seletiva, e, além disso, a sensação de distanciamento entre os sujeitos e a construção da cidadania, as instituições e a justiça no Brasil.
References
PANDOLFI, Dulce Chaves; CARVALHO, José Murilo de; CARNEIRO, Leandro Piquet; GRYNSPAN, Mario; (Org.). Cidadania, Justiça e Violência. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. p. 44-58.
SOUZA, J. (Não) Reconhecimento e Subcidadania, ou o que é “ser gente”? Lua Nova, São Paulo, n. 59, p.51-73, 2003. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0102-64452003000200003
MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
_________. O motivo edênico no imaginário social brasileiro. In: PANDOLFI, Dulce Chaves;
REIS, Elisa. Cidadania: história, teoria e utopia. In: PANDOLFI, Dulce Chaves; CARVALHO, José Murilo de; CARNEIRO, Leandro Piquet; GRYNSPAN, Mario; (Org.). Cidadania, Justiça e Violência. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. p.11-17.
FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós- socialista”. Cadernos de Campo, São Paulo, n.14/15, p. 231-239, 2006. Disponível em http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/viewFile/50109/54229
PANDOLFI, Dulce Chaves; CARVALHO, José Murilo de; CARNEIRO, Leandro Piquet; GRYNSPAN, Mario. Cidadania, Justiça e Violência. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Ana Carolina Sardelari, Giovanna Mariano Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.