Quando Uma Aparente Saída ao Capitalismo é a Concreta Individualização: a Subjetividade de Bob Dylan na “Ruptura” com o Folk (1962-1966)

Authors

  • Filipe Moreno Horta

DOI:

https://doi.org/10.46269/6217.231

Keywords:

Teoria Social

Abstract

Este trabalho pretende analisar o contexto e o evento de 25 de julho de 1965, quando Bob Dylan tocou com uma guitarra e acompanhado de uma banda elétrica durante o Newport Folk Festival. A hipótese central deste artigo é de que o capitalismo pode oferecer aparentes saídas de fuga ao indivíduo, porém, tais podem ser representadas como uma pintura de Escher, na qual o indivíduo, mesmo saindo de um plano, permanece no mesmo circuito retroalimentando processos aos quais está submetido historicamente e materialmente. Este caso empírico permite a observação de como a busca de si, o desejo por uma produção própria e em romper com laços limitantes de produção provocaram maior individualização, isolamento e maior capitalização sobre a produção artística justamente nos anos considerados como de ruptura

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Published

2018-03-01