As migrações recentes como possibilidades poéticas e políticas de transformação do mundo social
DOI:
https://doi.org/10.46269/6217.233Keywords:
Antropologia, migrações, transformação social, liminaridades, poéticasAbstract
O presente artigo propõe uma reflexão acerca das migrações recentes como possibilidades poéticas e políticas de transformação do mundo social. O fenômeno migratório deste século XXI, a partir de Santa Catarina, é analisado a partir de suas liminaridades, montagens e possibilidades de desencadear transformações. O enfoque proposto, para além das precariedades e restrições de direitos que incidem sobre populações migrantes, atenta para a sua positividade. Através desta perspectiva, os constantes deslocamentos e reelaborações de identidades e de modos de estar no mundo, mais fluídos e menos estáveis presentes no cotidiano destes novos fluxos migratórios podem ser compreendidos como desencadeadores de novos paradigmas de relações contra-hegemônicas.References
Referências:
AGIER, Michel. 2001. Distúrbios identitários em tempos de globalização. Mana. Estudos de Antropologia Social, vol. 7 (2): 7-33.
AGIER, Michel. 2011. Antropologia da Cidade: lugares, situações, movimentos. São Paulo: Ed. Terceiro Nome, 2011.
AGIER, Michel. 2016. Les Migrantes et Nous: Compreendre Babel. Paris: CNRS Éditions.
BAUMAN, Zygmunt. 1999. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar.
BUTLER, Judith. 2009. Dar cuenta de sí mismo. Violência ética y responsabilidade. Buenos Aires, Amorrortu.
____. 2015. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
____. 2009. Vida precária: el poder del duelo y la violência. Buenos Aires: Paidós, 2009.
____. 2017. Caminhos divergentes: judaicidade e crítica do sionismo. São Paulo: Boitempo.
CRAPANZANO, Vincent. 1991. Diálogo. Anuário Antropológico, Brasília, n.88, p. 59, 80, 1991.
____. 2005. Horizontes imaginativos e o aquém e além. Revista de Antropologia, 48(1), 363-384.
DAWSEY, John. 2006. O Teatro em Aparecida: a santa e o lobisomem. MANA 1291: 135-149.
____. 2005a. O teatro dos ‘bóias-frias’: repensando a antropologia da performance. Horizontes Antropológicos 11 (24): 15-34.
____. 2005b. Victor Turner e a Antropologia da Experiência. In: Cadernos de Campo, n. 13.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. 2004. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. Ed. Assírio e Alvim.
DOUGLAS, Mary. 1991. Pureza e perigo: ensaios sobre as noções de poluição e tabu. Lisboa, Edições 70.
FELDMAN-BIANCO, Bela. 2009. Reinventando a localidade: Globalização heterogênea, escala da cidade e a incorporação desigual de migrantes transnacionais. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 31, p. 19-50, jan/jun 2009.
GREEN, Nancy. 2011. Mudando paradigmas em estudos de migração, de homens para mulheres para gênero. In: Diásporas, Mobilidades e Migrações. Ilha de Santa Catarina: Editora Mulheres.
GRUZINSKI, Serge. 2001. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras.
HALL, Stuart. 2003. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG.
LEIRIS, Michel. 2001. Espelho da Tauromaquia. São Paulo: Cosac & Naify Edições.
MENEZES, Frederico Lucena. 2007. Migração: Uma perspectiva psicológica, uma leitura pós-moderna ou, simplesmente, uma visão preconceituosa. In: CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti et all. 2007. Migração e identidade: olhares sobre o tema. São Paulo: Centauro.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Genebra, 1948.
SAYAD, Abdelmalek. 1998. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: EDUSP.
SILVA, Tomaz Tadeu da. 2014. A produção social da identidade e da diferença. In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes.
TAUSSIG, Michael. 1993. Xamanismo, colonialismo e o homem selvagem: um estudo sobre o terror e a cura. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra.
Turner, Victor. 1987. Images and Reflections: Ritual, Drama, Carnival, Film and Spectacle in Cultural Performance. In The Anthropology of Performance. New York: PAJ Publications.
Turner, Victor. 2008. Dramas, Campos e Metáforas. Niterói, EDUFF.
____. 2012. Liminoide em Brincadeira, Fluxo e Ritual. Um ensaio sobre simbologia comparativa. Mediações 17(2): 214-257.
____. 2013 [1969]. O Processo Ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
____. 1981. Social Dramas and Stories about them. In: On Narrative. W.J.T. Mitchell (org.). Chicago, University of Chicago Press, pp. 137-164.
____. 2005. A Floresta de Símbolos: Aspectos do Ritual Ndembu. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense.
SANSOT, Pierre. 1986. Les formes sensibles de la vie sociale. Presses Universitaires de France: Paris.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Janaina Santos Macedo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.