Migração haitiana: um estudo etnográfico com crianças, pais, professores em escolas públicas de Sinop MT.

Authors

  • Ivone Jesus Alexandre Universidade Estadual de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.46269/6217.244

Keywords:

Migração. Crianças. Pais. Professores

Abstract

 

RESUMO: A pesquisa de doutorado em andamento “Crianças migrantes haitianas em Sinop/MT: inserção nas instituições escolares” tem como objetivo compreender como ocorre a inserção e socialização das crianças migrantes e haitianas nas instituições escolares públicas de Sinop. Objetiva também analisar como as instituições escolares recebem e percebem essas crianças; verificar as experiências vivenciadas por elas em relação às outras crianças/colegas, professores e gestores e como os pais das crianças haitianas veem e percebem a escola. A metodologia é qualitativa com desenho etnográfico para gerar dados através de observações livres, entrevistas e depoimentos. O recorte temporal da pesquisa é a migração de crianças que vieram com seus pais no ano de 2015 a 2016 para Sinop MT. Os dados preliminares apontam que nas escolas, as crianças haitianas têm muitas dificuldades com a língua portuguesa o que limita sua comunicação e interfere na relação com os professores, colegas, aprendizagem dos conteúdos e  na internalização das regras escolares. Os professores, em sua maioria, demonstram preconceito racial de forma velada em seus discursos e em relação à origem dos alunos. Para eles o Haiti é um país pobre e miserável, em consequências os haitianos podem ser subalternos, sujos e “diferentes” em relação aos demais negros brasileiros. Os pais das crianças haitianas valorizam a escola e os professores dos seus filhos. Nas relações entre alunos o preconceito racial é mais perceptível na fase da Educação Infantil, na faixa etária de 5 a 6 anos. Na fase dos 12 anos é mais perceptível nas meninas do que nos meninos brasileiros.

 

Author Biography

Ivone Jesus Alexandre, Universidade Estadual de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação. Doutoranda em Sociologia. Professoa Asistente na área de Metodologia de Ensino. Faculdade de Letras e Pedagogia. FAEL.

References

ABRAMOWICZ, Anete; Oliveira, Fabiana de. A Sociologia da Infância no Brasil: uma área em construção. Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 35, no. 1, janeiro-abril, 2010, pp. 39-52.

ABRAMOWICZ, A; OLIVEIRA, F. de; RODRIGUES, T. C. A criança negra, uma criança negra. In: ABRAMOWICZ, A; GOMES, N. L. (Orgs.). Educação e raça: perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ABRAMOWICZ, A. RODRIGUES, Tatiane Cosentino, CRUZ, Ana C.J. A diferença e a diversidade na educação. Revista Contemporânea. Dossiê Relações raciais e Ação Afirmativa. No. 02, jul-dez, 2011, p.85-97.

ALVES, Maria T. Gonzaga. SOARES, José Francisco. Raça e Desempenho Escolar as evidências do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Trabalho submetido ao XXVI-Encontro Anual as ANPOCS, Caxambú, 2002.

BOGDAN, Robert. BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação - Uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria João Álvares etalli. Ed. Porto Editora, 1994.

CARVALHO, Marília. Quem é negro, quem é branco: Desempenho escolar e classificação racial de alunos. In. Anped, jan/fev/mar/abr, 2005, n°28, p.77-97.

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio escolar ao silêncio do lar-Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.

COGO, Denise Maria; SOUZA, Maria Badet. Guia das migrações transnacionais e diversidade cultural para comunicadores – Migrantes no Brasil. Bellaterra: Instituto Humaitas; Unisinos; Instituto de la Comunicación de la UAB, 2013. (Coleção: Guias De Diversidade Cultural Para Comunicadores).

CORSARO, William A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, no. 91, Maio/Ago, 2005, p. 443-464.

DEMARTINI, Zélia de Brito F. Imigração e educação: discutindo algumas pistas de pesquisa. Pro-Posições, v. 15, n. 3 (45) - set./dez., 2004, p. 215-228.

___________________________Imigrantes: entre políticas, conflitos e preconceitos. Cadernos Ceru, v. 21, n. 2, 03, 2011, p.49- 75.

DUTRA, Cristiane Feldmann. GAYER, Suely Marisco. A Inclusão social dos imigrantes haitianos, senegaleses e ganeses no Brasil. Seminário internacional de demandas sociais e políticas na sociedade contemporânea. VIII mostra de trabalhos jurídicos científicos, 2015.

FAZZI, Rita de Cássia. O drama racial de crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

FLORESTAN, Fernandes. As “Trocinhas” do Bom Retiro: Contribuição ao Estudo Folclórico e Sociológico da Cultura e dos Grupos Infantis. In Pro-Posições. V. 15, n.1 (43) – jan./abr. 2004, p.229-250.

FREITAS, Marcos Cezar; SILVA, Ana Paula. Crianças bolivianas na educação infantil de São Paulo: adaptação, vulnerabilidades e tensões. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, no.157, pp.680-702. ISSN 1980-5314. http://dx.doi.org/10.1590/198053143246. Acesso: 29/03/2016.

GINSBERG, Anieta M. Pesquisas sobre as atitudes de um grupo de escolares de São Paulo em relação com as crianças de cor. In Roger Bastide e Florestan Fernandes (orgs.) Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo. São Paulo, Anhembi: 1955.

GUIMARÃES, Antonio Sergio. Democracia Racial: O ideal, o pacto, o mito. In. OLIVEIRA, Iolanda (org.) Cadernos de Pesquisas: Relações raciais e educação - Temas contemporâneos. –Niterói: EdUFF, 2002.

GUIMARÃES, M.; MOROSOV, K.; BORGES, R. C. S. “Prá que engolir rejeitados do Haiti?” O lugar de onde falo! Revista ABPN. Dossiê Questões Étnico-Raciais e Linguagens. Vol. 7, No. 17, 2015. p. 143-162. Disponível em: http://www.abpn.org.br/Revista/index.php/edicoes/article/view/581/449 Acesso em: 19/12/2016

GUIMARÃES, Maristela Abadia. O “eu” confronta o “outro”: o que (re) velam as manifestações de brasileiros sobre haitianos nas mídias e Redes sociais digitais. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. CUIABÁ, MT, 2017.

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem Sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, vol. 19, no. 1. 2006, p. 287-308.

NOZAKI, Izume. Escolarização de crianças brasileiras migrantes no Japão: política de inserção escolar e currículo, Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 24, n. 56, maio/ago, 2015, p. 379-403.

NUNES, Míghian Danae Ferreira. Sociologia da infância, raça e etnografia: intersecções possíveis para o estudo das infâncias brasileiras. Revista Eletrônica de Educação, vol. 9, no. 2, 2015, p. 413-440.

OLIVEIRA, Iolanda. Desigualdades Raciais: Construções da infância e da Juventude. Niterói: Intertexto, 1999.

PINTO, Mariele Schuck. Os deslocamentos forçados dos haitianos e suas implicações: um desafio global na sociedade de risco. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Programa de Pós Graduação em Ciências sociais. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, RS, 2015.

ROSEMBERG, Fúlvia. Raça e educação inicial. Cadernos de pesquisa, n. 77, mai. 1991, p. 25-34.

SANTIAGO, Flávio. Hierarquização e racialização das crianças negras na educação infantil. 2015. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, vol.33, no.1 (64), 2015, p.31-47.

SILVERIO, Valter, TRINIDAD, Cristina T. Há algo novo a se dizer sobre as relações raciais no Brasil contemporâneo? REduc. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 891-914, jul.-set. 2012. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 04/07/2017.

Published

2018-03-01