Reconstruindo o objeto de pesquisa: reestruturação produtiva e terceirização no setor elétrico.
DOI:
https://doi.org/10.46269/9120.290Abstract
O presente texto consiste em apresentar parte dos resultados e metodologia de uma pesquisa de iniciação científica e monografia intitulada “Por um fio: Um estudo de caso sobre as condições de trabalho em uma empresa terceirizada do setor elétrico na cidade de Ribeirão Preto-SP”. Nessa pesquisa, a proposta foi examinar os aspectos das condições de trabalho na empresa, procurando analisar as principais consequências do processo de privatização e consequente terceirização sobre os trabalhadores, especialmente no que se refere à organização do trabalho e reflexos sobre sua saúde e subjetividade. Para tanto, foram realizadas entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado, além de discussões em grupo e observações de situações de trabalhoReferences
ALMEIDA, M. H. T. de. Negociando a Reforma: a privatização de empresas públicas no Brasil. Dados, Rio de Janeiro, v. 42, n. 3, p. 421-451. 1999.
BECKER, Howard. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1993.
CASTELLS, Robert. Metamorfoses do trabalho. In: FIORE, LOURENÇO e NORONHA. Globalização: o fato e o mito. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
COUTINHO, Grijalbo Fernandes. A terceirização é o gatilho neoliberal impiedoso contra a classe trabalhadora: mata, mutila corpos humanos e dilacera a organização coletiva obreira . In O avesso do trabalho IV: terceirização: precarização e adoecimento no mundo do trabalho./Vera Lucia Navarro, Edvânia Ângela de Souza Lourenço (Organizadoras). 1d. São Paulo: Outras expressões, 2017. p 163-193.
CPFL. História CPFL Energia. Disponível em: <http://www.cpfl.com.br/institucional/quem-somos/nossa-istoria/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 13 fev. 2016.
DIEESE. Terceirização e morte no trabalho: um olhar sobre o setor elétrico brasileiro. Sistema de informações para acompanhamento das negociações coletivas no Brasil (Relatório Técnico). Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2010.
______. Privatização, desnacionalização e terceirização no setor elétrico brasileiro (Relatório Técnico). Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2017.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
GONDIM, L. M. P.; LIMA, J. C. A pesquisa como artesanato intelectual: considerações sobre método e bom senso. São Carlos: EdUFSCar, 2006.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.
KREIN, José Dari. As tendências recentes na relação de emprego no Brasil: 1990-2005. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) – Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
LEITE, Márcia de Paula. O trabalho no Brasil dos anos 2000: duas faces de um mesmo processo. Recife: Workshop - A Informalidade revisitada: das origens às novas abordagens, ABET. 2009.
SCOPINHO, R. Privatizações, reestruturação e mudanças nas condições de trabalho: o caso do setor de energia elétrica. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 5, p. 19-36. 2002.
YIN, R. T. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Rhavier Mazieri Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.