Política de cotas raciais no ensino superior: perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.46269/8119.363Keywords:
Educação superior, Cotas raciais, Assistência estudantil.Abstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar como se configura a adoção das cotas nas universidades públicas brasileiras e a atuação do Estado nesse processo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e documental com base em leis referentes à política de educação. Conclui-se que a Lei federal 12.711/2012 representou um avanço significativo no acesso da população negra ao ensino superior. Entretanto, a política de assistência estudantil precisa ser aperfeiçoada com vistas a garantir a permanência dos alunos negros cotistas nas universidades.
References
ANDREWS, George Reid. América afro-latina: 1800-2000. São Carlos: EdUFSCar, 2015.
ALMEIDA JÚNIOR, Vicente de Paula; PEDROSA, Pedro Antônio Estrella. Fundo de
Financiamento estudantil (fies): vicissitudes e desafios. Repositório do Conhecimento do Ipea. p.37-41, dez. 2018. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/radar/181219_radar_58_art7.pdf Acesso em: 10 de fevereiro de 2020
ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
BRASIL. Estatuto da igualdade racial. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2010.
______. Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm Acesso em 24 de out de 2019
______.. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988.
______. Lei 12.711 em 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 30 ago. 2012.
______. Decreto nº 7.824, de 11 de out. de 2012. Regulamenta a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 11 out. 2012
CARVALHO, Igor. Dez anos de cotas nas universidades: o que mudou? Disponível em: https://revistaforum.com.br/digital/138/sistema-de-cotas-completa-dez-anos-nas-universidades-brasileiras/ Acesso em: 24 de out. de 2019
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Notas Estatísticas 2017 – Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED). INEP, Ministério da Educação, Brasília, 2017
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. Vol. II. São Paulo: Globo, 2008.
FERES JÚNIOR, João; DAFLON, Verônica Toste; CAMPOS, Luiz Augusto. Ação afirmativa, raça e racismo: uma análise das ações de inclusão racial nos mandatos de Lula e Dilma. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 2, n. 2, p. 399-414, jul./dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2017.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: vozes, 2017.
HARVEY, David. A liberdade da cidade. In: MARICATO, Ermínia et al. Cidades rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo/Carta Maior, 2013.
HERINGER Rosana. Democratização da educação superior no Brasil: das metas de inclusão ao sucesso acadêmico. Revista Brasileira de Orientação Profissional jan.-jun. 2018, Vol. 19, No. 1, 7-17 Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n1/03.pdf Acesso em 24 de out. de 2019
INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA. Políticas sociais acompanhamento e análise – Igualdade Racial. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/politicas_sociais/190821_boletim_bps_26_igualdade_racial.pdf Acesso em 24 de out de 2019
JACCOUD Luciana. A construção de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos . Brasília: Ipea, 2009.
LIMA Kátia. Desafio educacional brasileiro e ofensiva ultraconservadora do capital. Universidade e Sociedade / Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino superior - Ano XXIX - Edição Especial América Latina. Brasília, outubro de 2019.
MACHADO Meneghini Fernanda. Financiamento da assistência estudantil nas universidades federais.Temporalis, Brasília (DF), ano 17, n. 33, jan./jun. 2017. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/15560 Acesso em 24 de out. de 2019
ROZAS, Luiza Barros. Cotas para negros nas universidades públicas e a sua inserção na realidade jurídica brasileira – por uma nova compreensão epistemológica do princípio constitucional da igualdade. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2140/tde-21062011-153542/pt-br.php Acesso em: 24 de out de 2019
SANTOS, Dyane Brito Reys. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. Tese (Doutorado) em Educação. Universidade Federal da Bahia. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11778 Acesso em 24 de out de 2019
SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - ANDES-SN. Cartilha de Combate ao Racismo. Disponível em: https://www.andes.org.br/diretorios/files/PDF/Cartilha%20Racismo%20-%20FINAL_ver04.pdf Acesso em : 10 de fevereiro de 2020
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Áskesis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.