A nova política dos velhos tempos: reflexões sobre a construção de um projeto de nação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46269/8119.389

Keywords:

Projeto de Nação, Racismo, Modernização Conservadora, História Política do Brasil

Abstract

No Brasil contemporâneo têm emergido narrativas acerca de uma nova política, em substituição a um projeto de nação outrora alicerçado na pretérita velha política. As teorias que discorrem acerca do contexto social, histórico, político e cultural em torno da formação do Brasil enquanto República, no final do século XIX, podem explicar aspectos do Brasil contemporâneo. Oobjetivo do presente estudoé problematizar o projeto de nação construído historicamente no país a partir da narrativa dos elementos promotores de desigualdade, como os associados ao racismo e à tentativa de conformação de um brasileiro branco e euro-orientado. Os operadores dessa discussão passam pela abordagem do racismo no Brasil, pelo projeto de branqueamento da população, bem como pelo papel agenciador da segurança pública e da educação no reforçamento de preconceitos, assimetrias e desigualdades. Pode-se concluir que a chamada nova política é fruto da modernização conservadora de aspectos fundamentais do Brasil, o que deve ser problematizado e acompanhado perenemente.

Author Biographies

Ronan da Silva Parreira Gaia, Universidade de São Paulo

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP; Especialista em Direitos Humanos e Gestão Pública pela Faculdade de Educação São Luís; Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Filadélfia - FAFIL.

Alice da Silva Vitória, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa - UFV; Especialista em Ensino de História da África pelo Colégio Pedro II.

Thais Peterossi Candido, Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho"

Psicóloga pela Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís e em Teorias e Técnicas Psicanalíticas pela Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação.

 

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP/USP.

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Published

2019-04-07