Skin dá dano? A transformação de uniformes nos esportes eletrônicos e a busca por legitimação

Authors

  • José Paulo Toledo UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.46269/10121.482

Keywords:

Esportes eletrônicos, Esportes convencionais, Legitimidade, Processos de Legitimação, Uniformes,

Abstract

O universo dos chamados esportes eletrônicos se constituiu de forma repentina, criando uma cultura intrínseca a suas práticas, necessidades e propostas. Dentre elas, está a profissionalização dos jogadores que são postos em evidência ao se destacarem dentro dos servidores competitivos, embora amadores. O arcabouço das estruturas esportivas convencionais é utilizado para criar sua própria estrutura, fato facilmente aceito somente por quem já está inserido nessa cultura. Tendo isso em vista, pode-se observar através do desenvolvimento dos uniformes de times profissionais de e-sports uma tentativa visual e simbólica de legitimação de suas práticas para o resto da sociedade por meio da uniformização idêntica àquela dos esportes convencionais.

References

BARBANTI, Valdir. O Que É Esporte? In: Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Volume 11, n°1. USP, São Paulo, 2006.

BOURDIEU, Pierre. Terceira Parte: Gostos de Classes e Estilos de Vida In: A Distinção: Crítica Social do Julgamento. São Paulo, EDUSP, 2007.

CURADO, Marcelo. Uma Avaliação da Economia no Governo Lula In: Revista Economia & Tecnologia. Ano 07, Volume Especial, UFPR, Curitiba, 2007.

MAUSS, Marcel. Noção de Técnica Corporal In: Revista Opus Corpus, USP, São Paulo, 2007.

PIRES, Giovani di Lorenzi. Globalização, Cultura Esportiva e Educação Física In: Revista Motriviv, n°10, UFSC, Florianópolis, 1997.

SAHLINS, Marshal. La Pensée Bourgeoise: a Sociedade Ocidental Enquanto Cultura. In: Cultura e Razão Prática. Editora Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 2003.

SPECIALE, Kimon; MELO, Victor Andrade de. Seriam os Gladiadores Esportistas? In: XVII Ciclo de Debates em História Antiga, Rio de Janeiro, 2007.

TAYLOR, T. L. Raising the Stakes: E-Sports and the Professionalization of Computer Gaming. MIT Press, Estados Unidos da América, 2012.

Sites

<http://brasil-leagueoflegends.blogspot.com/2013/07/> Último acesso 20-04-2017.

>https://canaltech.com.br/notícia/games/EUA-concede-vistos-de-atletas-profissionais-para-jogadores-de-League-of-Legends/> Último acesso em 18-04-2017.

<http://cbesports.com.br/esports/equipes-brasileiras-de-esports/>

Último acesso em 27-02-2020.

<https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/online/final-do-campeonato-brasileiro-de-league-of-legends-sera-realizada-no-allianz-parque-1.1317126> Último acesso em 20-04-2017.

<https://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,jogadores-treinam-ate-12-horas-por-dia,1000008655> Último acesso em 14-04-2017.

<http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/10/mercado-de-games-fatura-cerca-de-us-1-bilhao-por-ano-no-brasil.html> Último acesso em 15-04-2017.

<http://mycnb.uol.com.br/noticias/4475-final-do-cblol-2016-teve-mais-audiencia-na-tv-do-que-em-streams> Último acesso em 15-04-2017.

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_League_of_Legends_de_2012> Último acesso em 20-04-2017.

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_League_of_Legends_de_2016#Premia%C3%A7%C3%A3o_2> Último acesso em 20-04-2017.

<https://soupain.com.br/vestuário/uniforme-pain-gaming-2016-1o-split-azubu> Último acesso em 17-04-2017.

<https://tecnoblog.net/161752/final-maracanazinho-kabum-vencedora-cblol/> Último acesso em 20-04-2017.

<http://www.adidas.com.br/camisa-all-blacks-1/M36147.html?cm_mmc=AdieSEM_Feeds-_-GoogleProductAds-_-oupas-_-M36147&CM_MMCA1=br&dfw_tracker=17326-m36147-0004&gclid=Cj0KEQIA_eXEBRDP8fnlIJDXxslBEiQAAGfyoeZG6YJDv_dO1wvYgH9twjoV5bqepa2lee6-d3teFHsaAh5z8P8HAQ&dclid=COal2cmz_9ECFRYHDAodtk0Fww> Último acesso em 17-04-2017.

<https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/07/24/internas_economia,696929/mercado-nacional-de-games-deve-movimentar-mais-de-us-1-5-bilhao-em-20.shtml> Último acesso em 15-04-2017.

<http://www.espn.com.br/noticia/613896_league-of-legends-numeros-do-publico-da-grande-final-do-cblol-2016-continuam-impressionantes> Último acesso em 20-04-2017.

<https://www.legendsbr.com/17130/pain-gaming-e-campea-do-cblol-2013/> Último acesso em 20-04-2017.

<https://www.maisesports.com.br/cblol-final-regional-2014/> Último acesso em 20-04-2017.

<http://www.marketingegames.com.br/final-da-2a-etapa-do-cblol-sera-transmitida-nos-cinemas/> Último acesso em 20-04-2017.

<https://www.redbull.com/br-pt/os-momentos-em-que-o-esport-mais-brilhou-em-2014> Último acesso em 18-04-2017.

<https://www.statista.com/statistics/755111/pubg-number-players/> Último acesso em 27-02-2020.

<https://www.teamplay.com.br/noticias/league-of-legends/9881-riot-divulga-tabela-do-cbr-lol> Último acesso em 20-04-2017.

<https://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/28204-league-of-legends-chega-ao-brasil-com-mega-festa-para-invocadores.htm> Último acesso em 18-04-2017.

<https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/07/league-legends-reune-8-mil-na-final-do-torneio-nacional-em-sao-paulo.html> Último acesso em 18-04-2017.

<https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/08/league-legends-reune-12-mil-fas-no-estadio-do-palmeiras-para-final-do-cblol.html> Último acesso em 18-04-2017.

Último acesso em 17-04-2017.

Último acesso em 17-04-2017.

Último acesso em 17-04-2017.

Último acesso em 17-04-2017.

Published

2022-12-05