“Onde a ação se une com a ideia: produção do espaço urbano e sociabilidade juvenil em uma batalha de rimas”
DOI:
https://doi.org/10.46269/9120.549Keywords:
hip-hop, city, youth, sociabilityAbstract
Abstract
This article aims to reflect on how categories such as sociability and circulation around the city are connected to the occupation of public space from the perspective of the youth engaged in the hip-hop movement. With field research realized in a battle of rhymes in São Carlos, the work will focus on the notes of the experience in the event to discuss, together with the literature and lyrics of rap, how young people are thinking and producing their spaces within the city.
References
Bibliografia
ADERALDO, Guilhermo. “Entre imagens e imaginários: estética e política nas intervenções visuais/audiovisuais de coletivos culturais paulistanos”. pp. 55-79 em: Pluralidade urbana em São Paulo: vulnerabilidade, marginalidade, ativismos sociais. Organizado por Kowarick, Lúcio e Frúgoli Jr, Heitor. São Paulo: Editora 34, 2016.
AGIER, Michel. Do direito à cidade ao fazer-cidade: o antropólogo, a margem e o centro. Mana, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 483-498, 2015.
CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Inscrição e circulação: novas visibilidades e configurações do espaço público em São Paulo. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n. 94, p. 31-67, Nov. 2012.
_______. Qual a novidade dos rolezinhos? espaço público, desigualdade e mudança em São Paulo. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n. 98, p. 13-20, Mar. 2014.
CHANG, Jeff. Can’t Stop Won’t Stop: A History of Hip-Hop Generation. Nova Iorque, Picador, 2005.
ESTRELA D’ALVA, Roberta. Teatro Hip-Hop. São Paulo, Perspectiva, 2014.
NELSON, George. Hip Hop America. Nova Iorque, Penguin, 1998.
PARDUE, Derek.; OLIVEIRA, Lucas A. City as mobility: a contribution of brazilian saraus to urban theory. Vibrant, Virtual Braz. Anthr., Brasília, v. 15, n. 1, e151400, 2018.
PEREIRA, Alexandre Barbosa. "A maior zoeira": experiências juvenis na periferia de São Paulo. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
_______. “Quem não é visto, não é lembrado: sociabilidade, escrita, visibilidade e memória na São Paulo da pixação”, Cadernos de Arte e Antropologia [Online], Vol. 1, No 2 | 2012.
_______. Aprendendo a ser jovem: a escola como espaço de sociabilidade juvenil. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. GT12: Gerações – entre Solidariedade e Conflitos, 2007.
ROSE, Tricia. Black noise: Rap music and black culture in contemporary America. University Press of New England Hanover & London, 1994.
TEJERA, Daniel B. Rap: o duelo de rimas no cotidiano do jovem. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
TELLES, Vera da Silva. Cidade: produção de espaços, formas de controle e conflitos. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 46, n. ja/ju 2015, p. 15-41, 2015.
TEPERMAN, Ricardo. Se liga no som: as transformações políticas do rap no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Carolina Hummel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.