Prisons are obsolete: the extinction project of the Prison Institution in Angela Davis’s work
DOI:
https://doi.org/10.46269/10121.551Keywords:
Prisons, Industrial Complex, Racism, CapitalismAbstract
This essay consists of a schematic assessment of capitalist factors, such as industrial complex formed around the prison institution, which provides for the monetization of the Mass Incarceration, present in the works “Are prisons obsolete?” (2018) and “Freedom is a Constant Struggle” (2018), by the activist and intellectual Angela Davis. Our focus will be consistent with the approach given by the author in the critical reference on the movement of contesting the interests that serve as the base for the imprisonment of the black body: the industrial complex, the military, the medical, the university complex, connected with structural Racism and Xenophobia. We will highlight how Davis's work points to the need to detach crime from the retributive idea of punishment through the Anti-Prison movement and the promotion of the Restorative Education and Justice systems as a possible alternative to Prisons and the exploitation they represent.
References
DAVIS, Angela Yvonne. Arbitrary Justice, the Power of the American Prosecutor. New York: Oxford University Press, 2007.
DAVIS, Angela Yvonne. A Democracia da Abolição: para além do império, das prisões e da tortura. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
DAVIS, Angela Yvonne. A Liberdade é uma Luta Constante. São Paulo: Boitempo, 2018a.
DAVIS, Angela Yvonne. Estarão as prisões obsoletas?. Rio de Janeiro: Difel, 2018b.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. 3. ed. São Paulo: N-1 edições, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Jade Oliveira, Giovane Santin
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.