Emotions in politics or politics in emotions?
Politics as (one more) criterion for the establishment of affective-sexual experiences mediated by the Tinder application
DOI:
https://doi.org/10.46269/9220.604Keywords:
Redes sociais digitais, Tinder, Polarização política., Afetividade., Experiências afetivo-sexuais mediadas.Abstract
This work aims to present the initial results of a research, still in progress. To this end, we conducted the collection and mapping of the usual user profiles of the Tinder application in João Pessoa, of which 381 observed users presented a message, phrase, slogan, criticism or support, both to political figures in vogue in the Brazilian socio-political scenario of recent years, regarding interest or refusal by other users for or against those same ideological positions that they share. In this sense, we elaborate the hypothesis that the spaces of affections and affective discourses of these users are closely linked to the polarized political-ideological context of right versus left in Brazil.
References
ALONSO, Ângela Maria. A política nas ruas: protestos em São Paulo de Dilma a Temer. Novos Estudos: CEBRAP, São Paulo, ed. Especial, p. 49-58, jun. 2017. Disponível em: http://novosestudos.uol.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Angela-Alonso_A-pol%C3%ADtica-das-ruas.pdf. Acessado em: 19/04/2020.
ARAUJO, Beatriz Pozzobon. Redes sociais na Internet e novas formas de sociabilidade: um estudo do Facebook. In: XIII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 2012, Chapecó-SC. Anais eletrônicos do XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2012. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/lista_area_IJ05.htm. Acessado em: 11/02/2018.
BELELI, Iara. Reconfigurações da Intimidade. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 337-346, jan.-abr. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n1p337. Acessado em: 30/09/2020.
CARRILHO, Kleber. Vem pra rua, que o gigante acordou: slogans e marcas nas manifestações de junho de 2013. In: ALAIC - XII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2014, Lima-Perú. Anais do ALAIC 2014 Perú, GT13: Comunicação Publicitária, Lima-Perú: PUCP, 2014, p. 1-14. Disponível em: http://congreso.pucp.edu.pe/alaic2014/wp-content/uploads/2013/09/GT13-Kleber-Carrilho.pdf. Acessado em: 02/04/2020.
CAVALCANTI, Hellen Taynan da Silva. Deu Match! As trocas nos relacionamentos virtuais e a objetificação do sujeito no Tinder. 2017. 187 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
CAVALCANTE DOS SANTOS, Sheila. Curtir ou Não Curtir: Experimentações a partir do Tinder. 2018. 178 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
CESARINO, Letícia. Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Revista Internet e Sociedade, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 91-120, fev. 2020. Disponível em: https://revista.internetlab.org.br/serifcomo-vencer-uma-eleicao-sem-sair-de-casa-serif-a-ascensao-do-populismo-digital-no-brasil/. Acessado em: 28/04/2020.
DIAS, Fernando Nogueira. O medo enquanto emoção social: contributos para uma sociologia das emoções. Fórum Sociológico, n.15/16, p.295-313, 2006.
ELIAS, NORBERT. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
FIRMINO, Gustavo Cassanta. Conservadorismo liberal e classes médias: uma análise do “Vem Pra Rua” e do “Movimento Brasil Livre”. In: X Seminário do Trabalho: trabalho, crise e políticas sociais na América Latina, 2016, Marília-SP. Anais eletrônicos do X Seminário do Trabalho: trabalho, crise e políticas sociais na América Latina. Marília-SP: UNESP, 2016. p. 1-17. Disponível em: http://www.estudosdotrabalho.org/x_sem2016/artigos/9A-05.pdf. Acessado em: 02/04/2020.
GERMANO, Marcelo Gomes. Somente um protesto. In: SOUSA, Cidoval Morais de; SOUZA, Arão de Azevedo (orgs). Jornadas de Junho: Repercussões e Leituras [Livro eletrônico]. Campina Grande: EDUEPB, 2013. p. 92-97. Disponível em: http://eduepb.uepb.edu.br/download/jornadas-de-junho-repercussoes-e-leituras/. Acessado em: 03/04/2020.
LANKSHEAR, Colin; LEANDER, Kevin; KNOBEL, Michele. Pesquisa de práticas na Internet. In: SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy (orgs). Teoria e método de pesquisa social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 202-211.
LEITÃO, Rui. O gigante quis apenas dar um susto?. In: SOUSA, Cidoval Morais de; SOUZA, Arão de Azevedo (orgs). Jornadas de Junho: Repercussões e Leituras [Livro eletrônico]. Campina Grande: EDUEPB, 2013. p. 50-52. Disponível em:
http://eduepb.uepb.edu.br/download/jornadas-de-junho-repercussoes-e-leituras/. Acessado em: 03/04/2020.
MELO, Lafayette Batista. Quando o gigante acorda, vai pra rua e sai do Facebook: frases em movimento. Cadernos de estudos linguísticos, Campinas, v. 56, n. 2, p. 311-330, jun.-dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8641481/8998. Acessado em: 06/04/2020.
MISKOLCI, Richard. San Francisco e a nova economia do desejo. Lua Nova, São Paulo, n. 91, p. 269-295, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ln/n91/n91a10.pdf. Acessado em: 30/09/2020.
_____. Sociologia Digital: Notas sobre pesquisa na era da conectividade. Contemporânea, Salvador, v. 6, n. 2 p. 275-297 jul.-dez. 2016. Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/2316-1329.014. Acessado em: 30/09/2020.
MOREIRA, Orlandil de Lima; SANTIAGO, Idalina Maria Freitas Lima. Vem pra rua: os protestos de junho. In: SOUSA, Cidoval Morais de; SOUZA, Arão de Azevedo (orgs). Jornadas de Junho: Repercussões e Leituras [Livro eletrônico]. Campina Grande: EDUEPB, 2013. p. 13-21. Disponível em:
http://eduepb.uepb.edu.br/download/jornadas-de-junho-repercussoes-e-leituras/. Acessado em: 03/04/2020.
NEMER, David. The three types of WhatsApp users getting Brazil's Jair Bolsonaro elected. The Guardian, 25 out 2018. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2018/oct/25/brazil-president-jair-bolsonaro-whatsapp-fake-news. Acessado em: 28/04/2020.
OLIVEIRA, Joana. Um milhão de mulheres contra Bolsonaro: a rejeição toma forma nas redes. El País, São Paulo, 12 set. 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/12/actualidad/1536768048_321164.html. Acessado em: 14/05/2020.
PAULINO, Simone Campos; PAULINO, Silvia Campos. #EeNão: reflexões sobre ciberativismo feminista no Brasil nas eleições presidenciais de 2018. Revista Acadêmica Magistro, Rio de Janeiro, v. 1, n. 19, 2019. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/5528/2976. Acessado em: 07/09/2020.
PENTEADO, Claudio Luis de Camargo; LERNER, Celina. A direita na rede: Mobilização online no impeachment de Dilma Rousseff. Debate, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 12-24, abr., 2018. Disponível em: http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/4823. Acessado em: 12/04/2020.
REZENDE, Claudia Barcellos. Os significados da amizade: duas visões de pessoa e sociedade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
REZENDE, Claudia Barcellos; COELHO, Maria Cláudia. Antropologia das emoções. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.
RIZZOTO; et. al. #EleNão - conversação política em rede e trama discursiva do movimento contra Bolsonaro no Twitter. In: XXVIII Encontro Anual da Compós, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2019, Porto Alegre. Anais da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2019. p. 1-25. Disponível em: http://www.compos.org.br/biblioteca/trabalhos_arquivo_DTSRR9FX2SJOGQI9BFV5_28_7209_24_01_2019_08_01_36.pdf. Acessado em: 07/09/2020.
ROCHA, Camila. “Imposto é Roubo!”: A formação de um contrapúblico ultraliberal e os protestos pró-impeachment de Dilma Rousseff. DADOS, Rio de Janeiro, v. 62, n. 3, p. 1-42, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/dados/v62n3/0011-5258-dados-62-3-e20190076.pdf. Disponível em: 12/04/2020.
ROSSI, Amanda; et. al. #EleNão: A manifestação histórica liderada por mulheres no Brasil vista por quatro ângulos. BBC News Brasil, 30 set. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45700013. Acessado em: 14/05/2020.
SCHWENGBER, Maria Simone Vione; PINHEIRO, Naira Leticia Giongo Mendes. Movimento #EleNão: reconhecimento e afirmação do ato de fala das mulheres na política. Revista do centro de educação da UFSM, Santa Maria, v. 45, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/36458/pdf. Acessado em: 07/09/2020.
SILVA JÚNIOR, Nelson Aleixo da. Junho 2013: a juventude nas ruas pra balançar as estruturas. In: SOUSA, Cidoval Morais de; SOUZA, Arão de Azevedo (orgs). Jornadas de Junho: Repercussões e Leituras [Livro eletrônico]. Campina Grande: EDUEPB, 2013. p. 98-106.
Disponível em: http://eduepb.uepb.edu.br/download/jornadas-de-junho-repercussoes-e-leituras/. Acessado em: 03/04/2020.
SINGER, André. Brasil, junho de 2013. Classes e ideologias cruzadas. Novos Estudos, CEBRAP, São Paulo, n. 97, p. 23-40, nov. 2013.
SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofélia Elisa Torres. A cobertura do “Vem Pra Rua” pelas revistas nacionais em 2013: uma análise das capas. Revista de estudos da Comunicação, Curitiba, v. 17, n. 42, p. 23-41, jan.-abr., 2016. Disponível em:
THEIS, Ivo Marcos. A primavera brasileira: em pleno outono?. In: SOUSA, Cidoval Morais de; SOUZA, Arão de Azevedo (orgs). Jornadas de Junho: Repercussões e Leituras [Livro eletrônico]. Campina Grande: EDUEPB, 2013. p. 54-61. Disponível em: http://eduepb.uepb.edu.br/download/jornadas-de-junho-repercussoes-e-leituras/. Acessado em: 03/04/2020.
WAINBERG, Jacques Alkalai; MÜLLER, Angelo Arlindo Carnieletto. Eleições 2.0: Ódio nas redes durante a campanha presidencial de 2014. Conexão - Comunicação e Cultura, v. 16, n. 31, p. 43-71, 2017. Disponível em:
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/4636/3030. Acessado
em: 12/04/2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Aristides Ariel Bernardo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.