Science and art, sociology and aesthetics -
Simmel’s essays on art.
DOI:
https://doi.org/10.46269/10121.702Keywords:
Georg Simmel, Sociologia, Estética, Obra de arte, EnsaísmoAbstract
In the pages that constitute the present essay we will present some access keys to the sociology or art by Georg Simmel (1858-1918). In this sense, starting from the question: “how did Simmel associate sociology with the study of works of art?”, We intend to present some attributes of the author’s aesthetic approach. Going through the main essays on aesthetics personalities, such as Michelangelo, Rembrandt and Rodin, we underline the link between sociology and aesthetics promotes an ingenious web poetically oriented essayistic exposition. In Simmel’s state of the art, the elements of creativity and ingenuity of art are translated into another mode of academic production: sociology as art.
References
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política – ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, pp. 179-212, 2012 [1935/1936].
COHN, Gabriel. Crítica e resignação fundamentos da sociologia de Max Weber. São Paulo: T.A. Queiroz, 1979.
COSER, Lewis A. Georg Simmel’s style of work: a contribution to the sociology of the sociologist. American Journal of sociology. May, vol. 63, n. 6, pp. 635-641, 1958.
HABERMAS, Jürgen. Georg Simmel sobre filosofia e cultura – Posfácio a uma coletânea de ensaios. In: Textos e contextos. São Paulo: Editora Unesp, pp. 235-251, 2015 [1983].
KRACAUER, Siegfried. Georg Simmel. In: O ornamento da massa: ensaios. São Paulo: Cosac Naify, pp. 243-278, 2009.
LEPENIES, Wolf. As três culturas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
MAFFESOLI, Michel. O paradigma estético (a sociologia como arte). In: Simmel e a modernidade, Brasília: Editora Universidade de Brasília, pp. 235- 247, 2014.
NISBET, Robert A. A sociologia como uma forma de arte. Plural, v.7, pp. 111-130, 2000.
RINGER, Fritz K. O declínio dos mandarins alemães: A comunidade acadêmica Alemã, 1890-1933. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2000.
SANTOS, Patrícia da Silva. Sociologia e superfície: uma leitura dos escritos de Siegfried Kracauer até 1933. São Paulo: Unifesp, 2016.
SIMMEL, Georg. A moldura. Um ensaio estético. In: Simmel e a modernidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, pp. 119-126, 2014a [1902].
______. A escultura de Rodin e a direção espiritual do presente. In: Simmel e a modernidade. Brasília: Universidade de Brasília, pp. 151-158, 2014b [1902].
______. A arte religiosa de Rembrandt. In: Religião: ensaios volume I. São Paulo: Olho D’água, pp. 91- 108, 2010 [1914].
______. O cristianismo e a arte. In: Religião: ensaios volume II. São Paulo: Olho D’água, pp. 51- 61, 2011 [1907].
______. Michelangelo. In: Cultura filosófica. São Paulo: Editora 34, pp. 169-195, 2020a.
______. Rodin. In: Cultura filosófica. São Paulo: Editora 34, pp. 196-214, 2020b.
SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das letras. 1987.
WAIZBORT, Leopoldo. As aventuras de Georg Simmel. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em sociologia da FFLCH-USP/Editora 34, 2013.
WEBER, Marianne. Biografía de Max Weber. México. Fondo de cultura económica. 1995.
WEBER, Max. Os fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
______. Rejeições religiosas do mundo. In: Ensaios de sociologia. Biblioteca de ciências sociais. Rio de Janeiro. 1982.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Wanderson Barbosa dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.