A liberdade acadêmica e o fazer científico: um olhar sobre os desafios enfrentados no Brasil contemporâneo

Academic and scientific freedom: a look at the challenges in contemporary Brazil

Authors

  • Beatriz Melo Silva UFSCar/Mestranda
  • Bruna Cinquini
  • Talitha Passos de Lima Wormhoudt

DOI:

https://doi.org/10.46269/11EE22.787

Keywords:

Sociology, Science, Scientific divulgation, Public University, Academic Freedom

Abstract

This essay seeks to think about the place of Sociology in society, in particular the importance of spaces for scientific dissemination and academic freedom. Currently, attacks on science and scientific practice are recurrent, above all on subjects in the Human Sciences. This text emphasizes the difficulties of being inserted in the field of sociology, whether as a professor or researcher, considering the obstacles to remain in Public Universities as researchers and the obstacles caused by attacks on science. The essay addresses the importance of Sociology in the construction of a more democratic society, and the fact that it is essential to have spaces for scientific dissemination, in order to build a qualified analysis of contemporary Brazil.

References

ALMEIDA, Miguel Ozorio de. A vulgarização do saber. In: MASSARANI, Luisa et al. (Org.) Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002, p. 65-72.

BALTAR, Ronaldo; BALTAR, Cláudia Siqueira A Sociologia como profissão. Revista Brasileira de Sociologia, vol. 5, núm. 10, 2017, Maio-, pp. 259-289.

BOURDIEU, Pierre. Lições da aula: aula inaugural proferida no Collège de France em 23 de abril de 1982. Tradução de Egon de Oliveira Rangel. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2001.

______. Os usos Sociais da Ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denice Barbara Catani. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BRASIL. Lei nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 jun. 2008.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017.

BURAWOY, Michael. For public sociology. In: CLAWSON, Dan et al. Public sociology: fifteen eminent sociologists debate politics and the profession in the twenty-first century. Berkeley: University of California Press. 2007a. p. 23-65.

CASSOL, Daniel. Na Lei ou "na marra", a extrema-direita empurra "Escola sem Partido". São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/noticias/noticias-2018/na-lei-ou-na-marra-extrema-direita-empurra-escola-sem-partido/. Acesso em: 28 junho de 2022.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da educação superior 2019. Brasília: MEC, 2020.

KER, João. Os ataques de Weintraub às universidades da "balbúrdia". 2020. https://www.terra.com.br/noticias/educacao/os-ataques-de-weintraub-as-universidades-da-balburdia,c5f4988ad50a620e0cf0b0915a9272d6gcjhx8ci.html. Acesso em: 28 junho de 2022.

LINS DE BARROS, Henrique. A cidade e a ciência. In: MASSARANI, Luisa et al.(Org.) Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência - Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002, p. 25-42.

MASSARANI, Luisa; DIAS, Eliane Monteiro de Santana (org.). José Reis: reflexões sobre a divulgação científica. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2018.

PARANHOS, Thaís. Dinheiro deve ir para “leitura, escrita e fazer contas”, diz Bolsonaro sobre corte em cursos de humanas. 2019. https://www.metropoles.com/brasil/bolsonaro-afirma-que-vai-cortar-recursos-das-faculdades-de-humanas. Acesso em: 28 junho de 2022.

ROCHA, Thiago. As três frentes de ataque às universidades. 2021. https://outraspalavras.net/direitosouprivilegios/as-tres-frentes-de-ataqueas-universidades/. Acesso em: 28 junho de 2022.

SILVA, Ileizi. A Sociologia no Ensino Médio: Os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. In: Cronos, v. 8, n. 2, p. 403-427, 2007.

SILVA, Beatriz de Melo; GARCIA, Fernanda Di Flora. O tema do refúgio nos livros didáticos de sociologia aprovados no PNLD 2018. Teoria e Cultura, v. 15, p. 271-288, 2020.

SOLANO, Esther. O perigo da bolsonarização da vida. 2018. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2018/O-perigo-da-bolsonariza%C3%A7%C3%A3o-da-vida. Acesso em: 28 junho de 2022.

TOLEDO, Diego. Corte de verbas pressiona ciência e amplia temor de ‘fuga de cérebros’. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/podcast-e-tem-mais-corte-de-verbas-pressiona-ciencia-e-amplia-temor-de-fuga-de-cerebros-do-brasil/. Acesso em: 28 junho de 2022.

Published

2022-12-22