Pesquisa de campo com mídias digitais: desafios para a imaginação sociológica em tempos de pandemia

Authors

  • Felipe Padilha Editor-gerente. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos
  • Lara Facioli

DOI:

https://doi.org/10.46269/11EE22.788

Keywords:

Field Research With Digital Media, Pandemic (COVID-19), Research Ethics, Sociological Imagination

Abstract

Considering the impact of the severe acute respiratory syndrome coronavirus (SARS-CoV-2) pandemic on field research, in this short essay, we will seek to present and discuss some issues and impasses that involve the transposition of research designs to digitally mediated fields. We will seek to reflect on how the Social Sciences, especially Sociology, can mobilize the digital as a resource, as a field or as a tool for data collection, offering creative responses to certain critical situations that affect fieldwork. At the end, we highlight some ethical issues that arise in face of the specificities of fields mediated by technology.

Author Biography

Felipe Padilha, Editor-gerente. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2011); mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa Cultura, Diferenças e Desigualdades. É membro do Quereres - Núcleo de Pesquisa em Diferenças, Gênero e Sexualidade junto ao qual desenvolve sua pesquisa de doutorado visando compreender o uso estratégico que homens do interior de São Paulo fazem das mídias digitais móveis com o objetivo de criar relações com outros homens em segredo, com bolsa CNPq. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, teoria queer e mídias digitais. É editor-assistente da Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar (www.contemporanea.ufscar.br) e editor-gerente da Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar (www.revistaaskesis.ufscar.br). Contato: felipeapa@yahoo.com.br

References

Associação Brasileira de Antropologia. Código de ética do antropólogo e da antropóloga. 2012. Disponível em: <http://www.portal.abant.org.br/codigo-de-etica/>. Acesso em 09 Fev. 2022.

Association of Internet Researchers (AoIR). Internet Research: Ethical Guidelines 3.0. 2020. Disponível em: <https://aoir.org/reports/ethics3.pdf>. Acesso em 9 Fev. 2022.

Association of Internet Researchers (AoIR). Ethical decision-making and internet research: Recommendations from the AoIR ethics working committee. 2002. Disponível em: <http://aoir.org/reports/ethics.pdf>. Acesso em 9 Fev. 2022.

Association of Internet Researchers (AoIR). Ethical decision-making and internet research. 2012. Disponível em: <http://aoir.org/reports/ethics2.pdf>. Acesso em 9 Fev. 2022.

ALVAREZ, Iana Lopes. Eles na pele delas: dilemas acerca do aplicativo Lulu. Revista Florestan. v. 4, n. 6, p. 49-69, 2017. Disponível em: <http://www.revistaflorestan.ufscar.br/index.php/Florestan/article/view/179/01-03_dossi%C3%AA#>. Acesso em 9 Fev. 2022.

boyd, danah. It's complicated: The social lives of networked teens. London: Yale University Press, 2014.

BONFANTE, Gleiton M.. Erótica dos signos nos aplicativos de pegação: processos multissemióticos em performances íntimo-espetaculares de si. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2016.

COULDRY, Nick; HEPP, Andreas. The Mediated Construction of Reality. London: Polity, 2017.

DESLANDES, Suely; COUTINHO, Tiago. Pesquisa social em ambientes digitais em tempos de COVID-19: notas teórico-metodológicas. Cadernos de Saúde Pública, v.36, n.11, 2020.

ESTALELLA, Adolfo; CRIADO, Tomás Sánchez. Acompañantes epistémicos: la invención de la colaboración etnográfica. In: VEINGUER, A. L.; DIETZ, G. (Orgs.), Investigaciones en movimiento: etnografías colaborativas, feministas y decoloniales, Buenos Aires: CLACSO, 2020, p.145-179.

International Sociological Association. Código Ético. 2012. Disponível em: <https://www.isa-sociology.org/es/sobre-isa/codigo-etico-440>. Acesso em 09 Fev. 2022.

KRAYNAK, Janet. Contemporary Art and the Digitization of Everyday Life. Oakland: University of California Press, 2020.

LIMEIRA, George Nunes; BATISTA, ​​Maria Elenice Peixoto; BEZERRA; Janete de Souza. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e2219108415, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8415>. Acesso em: 9 Fev. 2022.

LUPTON, Deborah. Digital Sociology. Londres: Routledge, 2015.

MARKHAM, Annette. BUCHANAN, Elizabeth. Ethical decision-making and internet research recommendations from the AOIR Ethics Working Committee (Version 2.0). 2012. Disponível em: <http://aoir.org/reports/ethics2.pdf>.

MILLS, Charles Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro, Zahar, 1972.

MISKOLCI, Richard. Batalhas morais: política identitária na esfera pública técnico-midiatizada. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MISKOLCI, Richard; BALIEIRO, Fernando. Sociologia Digital: balanço provisório e desafios. Revista Brasileira de Sociologia, v. 6, n. 12, p. 132-156, jan./abr.2018. Disponível em: <​​http://dx.doi.org/10.20336/rbs.237>. Acesso em: 9 Fev. 2022.

NÚCLEO de Informação e Coordenação do Ponto BR. Educação e tecnologias digitais: desafios e estratégias para a continuidade da aprendizagem em tempos de COVID-19. 1. ed., São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Disponível em: <https://cetic.br/pt/publicacao/educacao-e-tecnologias-digitais-desafios-e-estrategias-para-a-continuidade-da-aprendizagem-em-tempos-de-covid-19/>. Acesso em:

SASSEN, Saskia. Towards a Sociology of Information Technology. Current Sociology, v. 50, n. 3, Maio 2002, p. 365-388.

Disponível em: <https://doi.org/10.1177/0011392102050003005>. Acesso em: 9 Fev. 2022.

SCHMIDT, Beatriz; PALAZZI, Ambra; PICCININI, Cesar Augusto. Entrevistas online: potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 8, n. 4, p. 960-966, 2020. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=497966365017>. Acesso em: 9 Fev. 2022.

Sociedade Brasileira de Sociologia. Código de ética. 2019. Disponível em: <https://www.sbsociologia.com.br/a-sociedade/codigo-de-etica/>. Acesso em 09 Fev. 2022

SPINK, Peter Kevin. Pesquisa de campo em psicologia social: uma perspectiva pós-construcionista. Psicologia & Sociedade [online], v. 15, n. 2, p. 18-42, 2003. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-71822003000200003>. Acesso em: 9 Fev. 2022.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Nota Técnica: Taxas de Atendimento Escolar. Dez. 2021. Disponível em: <https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/12/nota-tecnica-taxas-de-atendimento-escolar.pdf?utm_source=site&utm_id=nota>. Acesso em 9 Fev. 2021.

UNICEF- Fundo das Nações Unidas para a infância. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. Brasília (DF): Escritório da Representação do UNICEF no Brasil; Abril - 2021. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf>. Acesso em: 9 Fev. 2022.

VIVIANI, Lorenzo. Oltre la pandemia: l’immaginazione sociologica alla prova del nostro tempo. Società Mutamento Politica - Rivista Italiana di Sociologia, v. 11, n. 21, Julho, 2020, p. 281-295. Disponível em: <https://doi.org/10.13128/smp-11968>. Acesso em: 9 Fev. 2022.

WALTON, Shireen. Remote ethnography, virtual presence: exploring digital-visual methods for anthropological research on the web. In: COSTA, Cristina; CONDIE, Jenna (Orgs.). Doing Research In and On the Digital Research Methods across Fields of Enquiry. Londres: Routledge, 2018, p. 116-133.

Published

2022-12-22

Most read articles by the same author(s)