O governo contra a ciência: anti-intelectualismo, autoritarismo e universidades públicas
DOI:
https://doi.org/10.46269/11EE22.791Keywords:
Authoritarianism, Democracy, Universities, Knowledge, BolsonarismAbstract
The text proposes a brief description and analysis of political challenges to scientific production, especially in social sciences, framed by the growth of opposition to science and the destructive advance of governmental authoritarianism over academic freedom and university autonomy in Brazil. The objective is to describe recent changes in educational policy and scientific policy threatening the development conditions of social sciences research.
References
AMEAÇADA de morte, defensora da legalização do aborto vai deixar o Brasil. Hypeness. 21 dez. 2018. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2018/12/ameacada-de-morte-ativista-defensora-do-aborto-vai-deixar-o-brasil/ . Acesso em 31 jan. 2022.
BERTONI, Estêvão. O que muda no Censo de 2020 com os cortes nos questionários. Nexo. 4 jul. 2019. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/07/04/O-que-muda-no-Censo-de-2020-com-os-cortes-nos-question%C3%A1rios. Acesso em: 9 fev. 2022.
BOLZANI, Vanderlan da Silva. Mulheres na ciência: por que ainda somos tão poucas? Cienc. Cult., São Paulo , v. 69, n. 4, p. 56-59, Oct. 2017.
CALIMAN, Adriano. Cortes no orçamento ameaçam o progresso da ciência brasileira. Folha de São Paulo. São Paulo. 8 set. 2019. Ciência. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/09/cortes-no-orcamento-ameacam-o-progresso-da-ciencia-brasileira.shtml. Acesso em 9 fev. 2022.
CAMPOS, Edemilson Antunes. A pesquisa científica em tempos sombrios: o caso da pesquisa da Fiocruz sobre o uso de drogas no Brasil e as contribuições das Ciências Humanas e Sociais. In: Lima e Oliveira (org), A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio. Porto Alegre, Zouk, 2021, p. 127-135.
CORTES de bolsas vão impactar em pesquisas científicas e podem afetar a economia de São Carlos. G1. São Carlos e Araraquara. 6 set. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2019/09/06/cortes-de-bolsas-vao-impactar-em-pesquisas-cientificas-e-podem-afetar-a-economia-de-sao-carlos.ghtml. Acesso em: 9 fev. 2022.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Formação do Estado e civilização, volume 2, São Paulo: Jorge Zahar, 1993.
ESTUDO conclui que sintomas neurológicos pós-vacina contra HPV no Acre estavam relacionados a estresse, não à vacina. OPAS. 29 nov. 2019. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/29-11-2019-estudo-conclui-que-sintomas-neurologicos-pos-vacinacao-contra-hpv-no-acre . Acesso em 31 jan. 2022.
JUCÁ, Beatriz. Cortes de verbas desmontam ciência brasileira e restringem pesquisa a mais ricos. El país. São Paulo. 7 set. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/03/politica/1567542296_718545.html Acesso em: 9 fev. 2022.
LIMA, Idalice R. M. Extremamente neoliberal e neoconservadora: a construção antidemocrática da educação no Brasil. In: Lima e Oliveira (org), A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio. Porto Alegre, Zouk, 2021.
MADEIRO, Carlos. Brasil só atinge meta de uma vacina obrigatória e peca mais em 2ª dose. Uol. Maceió, 8 set. 2019. Saúde. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2019/09/08/cobertura-de-vacinacao.htm . Acesso em 31 jan. 2022.
MEC quer censurar curso da UnB sobre o golpe de 2016. Rede Brasil Atual. 22 fev. 2018. Educação. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/02/mec-quer-censurar-curso-da-unb-sobre-o-golpe-de-2016/ . Acesso em 31 jan. 2022.
MIGUEL, Luis Felipe; OLIVEIRA, Michel. O Escola Sem Partido e a emergência da direita que ousa dizer o nome. In: Lima e Oliveira (org), A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio. Porto Alegre, Zouk, 2021, p. 45-67.
PONTES, Nádia. "Não podemos nos calar", diz ex-diretor do Inpe. DW Brasil. 17 ago. 2019. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/n%C3%A3o-podemos-nos-calar-diz-ex-diretor-do-inpe-sobre-censura/a-50060602. Acesso em: 9 fev. 2022.
SCHOLARS AT RISK. Free to Think, 2019. Disponível em https://www.scholarsatrisk.org/resources/free-to-think-2019/. Acessado em 01 mar. 2022.
SINHORETTO, Jacqueline. Liberdade acadêmica ameaçada: a ascensão da ultradireita no Brasil. In: Lima e Oliveira (org), A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio. Porto Alegre, Zouk, 2021, p. 107-125.
TUESTA, Esteban F.; DIGIAMPIETRI, Luciano A.; DELGADO, Karina Valdivia; MARTINS Nathália F. A.. Análise de participação das mulheres na ciência: um estudo de caso da área de Ciências Exatas e da Terra no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 37-62, jan./abr. 2019.
UnB defende autonomia das universidades frente à censura. Rede Brasil Atual. 7 mar. 2018. Educação. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2018/03/unb-defende-autonomia-das-universidades-frente-a-censura/ . Acesso em: 31 jan. 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Jacqueline Sinhoretto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.