The theory of practice and the Socially Critical Curriculum
an report on the internship experience in the degree in sociology in the context of the new high school
DOI:
https://doi.org/10.46269/2238-3069.14Keywords:
Practices, interships, sociology, high; school.Abstract
This article addresses the experiences in the compulsory internship of high school to obtain a degree in sociology. At first, the article briefly introduces the internship experience, then introduces the theoretical basis supported by the theory of practices by author Stephen Kemmis, highlighting the concepts of architecture of practices and social practices. In the third point, it develops about the location of the internship and its sociocultural context. Then, in the fourth point, it proposes to analyze the New High School and the possibility of forming a socially critical curriculum. In the following section, the article discusses learning to teach in the undergraduate internship. Finally, the article ends with its final considerations.
References
AQUINO, Socorro Barros de; VERARDI, Cláudia Albuquerque. Engenho do Meio (bairro, Recife). Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br//>. Acesso em: 08/06/2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Nota Técnica de esclarecimento sobre a resolução CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. Publicado: 6/07/2022. Acesso: 24/07/2023. Disponível:http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2022-pdf/238401-nota-de-esclarecimento-sobre-a-resolucao-cnecp-n-2-2019/file.
BRASIL, Ministério da Educação. Novo Ensino Médio – perguntas e respostas. Sem data, Acesso:20/07/2023. Disponível: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361
BRASIL, 2017. Lei nº 13.415, Brasília, DF. 16 de fevereiro de 2017. Acesso:20/07/2023. Disponível: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm.
IBGE, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE).
LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia?* Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, jan/jun, 2014, p. 45-61.
.Lixo Nosso de Cada Dia. Fernanda Barban. Casa Rosa Filmes. 2019.
KEMMIS, S. And Others Orientations to Curriculum and Trasition: Towards the socially-critically school. Victorian Inst. of Secondary Education, Melbourne (Australia) 1983.
__________. Educational research and the good for humankind: Changing education to secure a sustainable world. Keynote address at a seminar ‘Education, Fatherland and Humanity’ held on the occasion of the fiftieth anniversary of the foundation of the Finnish Institute for Educational Research, University of Jyväskylä, Finland, June 7. 2018.
__________. Transforming Practices: Changing the World with the Theory of Practices Architetures. Springer. Singapore. 2022.
__________. Carr, Wilfred. Becoming critical. Education, Knowledge and Action Research. RoutledgeFarmer, 11 New Fetter Lane, London. 2004.
Privatizações: A distopia do Capital. Silvio Tendler. Realização do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) (2014).
SCHATZKI, Theodore. R. Practices and Actions A Wittgensteinian Critique of Bourdieu and Giddens. Philosophy of the Social Sciences, 27(3), 283–308. 1997.
__________. A primer on practices: Theory and research. In J. Higgs, R. Barnett, S. Billett, M. Hutchings, & F. Trede (Eds.), Practice-based education: Perspectives and strategies (pp. 13-26). (Practice, education, work and society ; Vol. 6). Sense Publishers. (2012).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Laís Campos Casado
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.