Social Studies, teaching experiences and resistance in dark times

a conversation with Maria Aparecida de Moraes Silva

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46269/2238-3069.13

Keywords:

Entrevista

Abstract

Maria Moraes se notabiliza como uma das principais referências no Brasil no campo dos estudos da Sociologia Rural, contudo, ao longo das próximas páginas não abordaremos diretamente a trajetória intelectual da docente/pesquisadora sobre o mundo rural, nos deteremos aqui sobre o seu ‘‘começo’’, passando por  sua formação na UNESP de Araraquara ao longo do primeiros anos da Ditadura Militar brasileira (1964-1968) a suas experiências em sala de aula como professora da rede pública de ensino médio, boa parte dela na cidade de São Carlos.

Author Biographies

Bruno César Pereira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado (2018) e Mestre (2021) em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO, Campus Irati). Editor chefe da Revista Askesis (2023-Atual) e Editor Assistente da Revista Tempo, Espaço e Linguagem (2020-Atual).

Maria Aparecida de Moraes Silva , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968), Mestrado em Sociologie Du Dévéloppement Iedes - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1978) e doutorado em Sociologie Du Développement Iedes - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1980). Livre-docente pela UNESP em 1997. Pesquisadora Nível 1A do CNPq. Professora visitante do programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar.

References

-

Published

2023-11-01

Most read articles by the same author(s)