Social representations of lone motherhood in Black teenagers
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2023/3Keywords:
Black teenager, Lone motherhood, Social representations, Subjectivity, Ethnic racial relationsAbstract
We aimed to identify the social representations of lone motherhood in Black teenagers. Six participants were selected through the "snowball" sample, whose interviews were transcribed and analyzed using the content analysis technique described by Bardin. Lone motherhood was represented as (almost) total responsibility of mothers for their children, which generates financial, moral, affective overloads etc. It is pointed out that this representation would be anchored in social standards that summon up men and women to assume different postures in the exercise of motherhood/fatherhood. Neglect as emotional partners and the pattern of discrimination within white families contribute to the situation of maternal loneliness among black adolescents.
References
AMORIM, Isabela Tavares. Representações sociais da gravidez na adolescência para mães adolescentes. 2013.127f. Dissertação (mestrado) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10128. Acesso em: 16 mai. 2023.
ANDRADE, Paula Rosenberg de; RIBEIRO, Circéa Amalia; OHARA, Conceição Vieira da Silva. Maternidade na adolescência: sonho realizado e expectativas quanto ao futuro. Rev. Gaúcha Enferm, Porto Alegre, p. 662-668, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/G43t6wxhnSGGN8MC7Fyj9wy/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 08 mai. 2023.
ARRUDA, Ângela. Representando a alteridade. Petrópolis, Editora Vozes, 1999.
AUTORA, COAUTORA, 2015.
BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. São Paulo, Círculo do Livro, 1980.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Edições 70, 1977.
BARBOSA, Claudia de Faria; PIRES, Edmeire Oliveira; GREGÓRIO, Maria de Fátima Araújo Di. Mães Solo: Disputas e Embates da Monoparentalidade Feminina na Contemporaneidade. ODEERE, v. 8, n. 2, p. 19-40, 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/13341. Acesso em: 16 out. 2023.
BARROS, Zelinda dos Santos. Casais inter-raciais e suas representações acerca de raça. 2003.199f. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, BH, 2003.Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14530. Acesso em: 10 jun. 2023.
BIERNACKI, Patrick; WALDORF, Donald. Snowball Sampling: problems and techniques of chain referral sampling. Pacific institute for research and evaluation, p.141-163, 1981.
CARNEIRO, Sueli. Gênero, raça e ascensão social. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, p. 544-522, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/16472. Acesso em: 08 jun. 2023.
CARRERA, Fernanda; CARVALHO, Denise. Algoritmos racistas: a hiper-ritualização da solidão da mulher negra em bancos de imagens digitais. Galáxia, São Paulo, p. 99-114, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gal/a/cZmnDhD7RmntbyXJ8Tcwq6y/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 jun. 2023.
COLLINS, Patrícia Hill. Black feminist thought: Knowledge, consciousness, and the politics of empowerment. Nova York, Routledge, 2000.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Relações Raciais: Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os. Brasília, CFP, 2017. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publicacao/relacoes-raciais-referencias-tecnicas-para-pratica-dao-psicologao/. Acesso em: 05 jun. 2023.
CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. A teoria das representações sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. Aprender Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, Vitória da Conquista, p. 105-114, 2004. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/3065. Acesso em: 10 mai. 2023.
COSTA, Marli Marlene Moraes da; FREITAS, Maria Victória Pasquoto de. A gravidez na adolescência e a feminização da pobreza a partir de recortes de classe, gênero e raça. Revista Direitos Culturais (Online), v. 16, n. 40, p. 5–23, 2021. Disponível em:https://san.uri.br/revistas/index.php/direitosculturais/article/view/244. Acesso em: 16 out. 2023.
DAVIS, Ângela. Mulheres, raça e classe (Tradução Heci Regina Candiani). São Paulo, Boitempo, 2016.
PAULA, Alexandre da Silva; KODATO, Sérgio. Psicologia social e representações: uma aproximação histórica. Revista de Psicologia da IMED, p. 200-207, 2016. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico/article/view/987/0. Acesso em: 05 mai. 2023.
DOMINGUES, Carla Magda Allan Santos Domingues; ALVARENGA, Augusta Tereza de. Identidade e Sexualidade no discurso adolescente. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Humano, São Paulo, p. 32-68, 1997. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/38564. Acesso em: 01 mai. 2023.
FIGUEIREDO, Bárbara. Maternidade na adolescência: consequências e trajectórias desenvolvimentais. Análise Psicológica, Porto, p. 485-498, 2000. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3792. Acesso em: 01 mai. 2023.
HOOKS, bell. Vivendo de amor (Tradução Maísa Mendonça). 2010. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/vivendo-de-amor/>. Acesso: 20 mai. 2023.
JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro, Ed.Uerj, 1989.
MAIA, Ana Cláudia. Bortolozzi; MAIA, Ari Fernando. Processo de educação e repressão sexual. In MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi; MAIA, Ari Fernando. (Orgs.) Sexualidade e Infância. Bauru, Cecemca, 2005, p. 47-66.
MARTINS, Priscila de Oliveira; TRINDADE, Zeidi Araújo; ALMEIDA, Ângela Maria de Oliveira. O ter e o ser: Representações sociais da adolescência em adolescentes de inserção urbana e rural. Psicologia: Reflexão e crítica, p. 555-568, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/YQ8v3FqPDqPykCXRm4XTR8N/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mai. 2023.
MATOS, Mariana; FÉRES-CARNEIRO, Terezinha; JABLONSKI, Bernardo. Adolescência e relações amorosas: um estudo sobre jovens das camadas populares cariocas. Interação em Psicologia, Rio de Janeiro, p. 21-33, 2005. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/3283. Acesso em: 10 mai. 2023.
MÁXIMO, Thaís Augusta Cunha de Oliveira; LARRAIN, Leoncio Francisco Caminho Rodriguez; NUNES, Aline Vieira de Lima; LINS, Samuel Lincoln Bezerra. Processos de identidade social e exclusão racial na infância. Psicologia em revista, Belo Horizonte, p. 507-526, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-11682012000300011&script=sci_abstract. Acesso em: 10 mai. 2023.
MESQUITA, Ana Letícia Pires; FONTES, Bernardo Fernandes de Souza; OLIVEIRA FILHO, Hélvio Borba de; LOPES, Letícia Guedes Ferreira; GONÇALVES, Mariana Tenório; MOREIRA, Sebastião Rogério Góis; RIO, Suzana Maria Pires do. Trajetórias de mulheres que vivenciaram a gravidez/maternidade na adolescência. Mental, Barbacena, p. 443-490, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=42021698008. Acesso em: 10 mai. 2023.
MOSCOVICI, Serge. A psicanálise sua imagem e seu público (Tradução Sônia. Furhmann, Trad.). Petrópolis, Vozes, 2012.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
MOURA, Solange Maria Sabottka Rolim de; ARAÚJO, Maria de Fátima. A maternidade na história e a história dos cuidados maternos. Psicologia: ciência e profissão, Brasília, p. 44-55, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/3sCV35wjck8XzbyhMWnhrzG/#. Acesso em 05. jun. 2023.
NASCIMENTO, Alice Maria Ventura da Silva; MARTINS, Daniela Maria Barreto; BONFIM, Camila Barreto; et al. Maternidade solo e interseccionalidades: práticas de cuidado no contexto da atenção básica. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, v. 11, p. 4393-4393, 2022. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/4393. Acesso em 16 out.2023.
PACHECO, Ana Cláudia Lemos. Branca para casar, mulata para f..., negra para trabalha: escolhas afetivas e significados de solidão entre mulheres negras em Salvador. Tese (doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420735. Acesso em 22 jun. 2023.
Pacheco, Ana Cláudia Lemos. Raça, gênero e relações sexual-afetivas na produção bibliográfica das ciências sociais brasileiras: um diálogo com o tema. Afro-Ásia, p. 153-188, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/21116. Acesso em 22 jun. 2023.
PAPALIA, Diane E; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano (10ª ed.). Porto Alegre, AMGH, 2010.
RISCADO, Jorge Luís de Souza; OLIVEIRA, Maria Aparecida Batista de; BRITO, Ângela Maria Benedita Bahia de. Vivenciando o racismo e a violência: um estudo sobre as vulnerabilidades da mulher negra e a busca de prevenção do HIV/aids em comunidades remanescentes de Quilombos, em Alagoas. Saúde Sociedade, São Paulo, p. 96-108, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/nQ8BbWW8qGLZCSr5hPB34YQ/?lang=pt#ModalTutors. Acesso em: 7 jul. 2023.
SAITO, Maria Ignez; SILVA, Luiz Eduardo Vargas da; LEAL, Marta Miranda. Adolescência, prevenção e risco. São Paulo, Editora Atheneu, 2014.
SANTOS, Alessandro de Oliveira; PAIVA, Vera. Vulnerabilidade ao HIV: turismo e uso de álcool e outras drogas. Rev. Saúde Pública, São Paulo, p. 80-86, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/wvHP3Rt3SNSxXKHPBS7J8db/?lang=pt#. Acesso em: 9 ago.2023.
SILVA, Danielle de Luna. Diáspora, escravidão e maternidade em amada e compaixão de Toni Morrison. Anais do fazendo gênero, diásporas, diversidades e deslocamentos, Paraíba, p. 1-8, 2010.
SILVA, Caroline Guimarães; Cassiano, Kátia Kelvis; Cordeiro, Douglas Farias. Mãe solo, feminismo e instagram: análise descritiva utilizando mineração de dados. Anais do XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, Goiânia, 2019. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/centrooeste2019/lista_area_DT06.htm. Acesso em 09 ago. 2023.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Sim, nós somos racistas: estudo psicossocial da branquitude paulistana. Psicologia & Sociedade, Minas Gerais, p. 83-95, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/ZFbbkSv735mbMC5HHCsG3sF/?lang=pt. Acesso em 10 mai. 2023.
SCHUCMAN, Lia Vainer; FACHIM, Felipe Luis. A cor de Amanda: identificações familiares, mestiçagem, e classificações raciais no Brasil. Interfaces Brasil/Canada, São Paulo, p. 182-205, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/10001. Acesso em 05 mai. 2023.
TABORDA, Joseane Adriana; SILVA, Francisca Cardoso da; ULBRICHT, Leandra; NEVES, Eduardo Borda. Consequências da gravidez na adolescência para as meninas considerando-se as diferenças socioeconômicas entre elas. Cad. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, p. 16-24, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/drQRqXtKxwbYyV8gzFTwcQH/. Acesso em: 05 jun.2023.
WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta. Menino – Menina: sexo ou gênero? Alguns aspectos cruciais. In: SERBINO, Raquel Volpato. (Org.) A escola e seus alunos estudos sobre a diversidade cultural. São Paulo, Unesp, 1995, pp. 31-52.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Tamires Giorgetti Costa, Elisabete Figueroa dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.