Chamada para artigos - Volume 14, número 01, Janeiro-Junho 2025

2024-11-16
DOSSIÊ: "Reformas na Educação Brasileira: Desafios Ideológicos e Novas Perspectivas"

 

Segue para conhecimento e divulgação a chamada do dossiê: "Reformas na Educação Brasileira: Desafios Ideológicos e Novas Perspectivas" que irá compor o número 01 (Janeiro-Junho) de 2025 da Revista Áskesis. A Revista recebe também contribuições em fluxo contínuo de artigos livres, relatos de pesquisa e ensaios em português, inglês e espanhol.

PROPOSTA:

O dossiê temático proposto destaca a diversidade de abordagens acerca das reformas na educação básica e superior do Brasil, um tema crucial diante das transformações sociais e tecnológicas do século XXI. Com enfoque multifacetado, o dossiê examina as políticas, práticas e desafios enfrentados no contexto das reformas educacionais. Nesse sentido, busca contribuições que destacam questões relacionadas à infraestrutura das instituições educacionais, bem como de desigualdade de acesso, permanência e desempenho. Analisa-se o papel do Estado e da sociedade civil na formulação e implementação de políticas educacionais eficazes e inclusivas. Buscamos debater temas como a valorização do magistério, a revisão dos currículos e métodos pedagógicos, além do uso de tecnologias educacionais como ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem. Além disso, são examinadas questões relacionadas à formação de professores, à gestão escolar e universitária participativa, à inclusão de grupos historicamente marginalizados e à promoção da equidade educacional em todas as regiões do país.  

A organização do dossiê será feita por Maria Clara Pereira dos Santos (Universidade Federal de Minas Gerais) Vitória Marinho Wermelinger (Universidade Federal de São Carlos).

Submissões até: 15 de março de 2024 pelo endereço eletrônico da revista: Áskesis

Contamos com sua divulgação e futuras contribuições!

 

--

Comitê Editorial  Áskesis - Revista dxs discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar