Ensino Religioso No Amapá: Um Olhar Sob Uma Escola Pública Estadual
DOI:
https://doi.org/10.46269/6117.204Keywords:
Ensino Religioso, Educação no Amapá, Anos iniciais, proselitismo e Religião.Abstract
Este trabalho tem o intuito de refletir sobre o perfil da disciplina Ensino Religioso nos anos iniciais do ensino fundamental da educação pública do estado amapaense. Para tanto, parte da análise da fala de docentes e coordenação pedagógica sobre como o fazer pedagógico do Ensino Religioso no contexto atual. Assim, faz se necessário, então, discutir não apenas o Ensino Religioso, mas analisar e debater o ambiente e os sujeitos educacionais que nele permeiam, pois além de se repensar a disciplina em questão com a finalidade de progredir de seu modelo confessional e proselitista cristão, para uma representação pluralista, se vê no ambiente escolar, como um todo, a percepção de valores e concepções da matriz religiosa historicamente hegemonia arraigada do cristianismo, os quais precisam ser desconstruídos.
References
CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. Religiões de matrizes africanas como patrimônio cultural imaterial no contexto escolar do Amapá. Revista Aleph- ISSN 1807-6211 | dezembro 2012 - ANO VI - Número 18
_____________. Repensando o ensino religioso na educação pública estadual no Amapá. Anais do Salão de Pesquisa da Faculdade EST 14. P, 1-11. 2015.
CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão; FOSTER, Eugenia da Luz Silva. Ensino religioso e religiões de matrizes africanas: conflitos e desafios na educação pública no Amapá Identidade! | São Leopoldo | v. 19 n. 1 | p. 95-109 | jan.-jun. 2014 | ISSN 2178-0437X Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/identidade Acessado em 07/07/2016.
DOMINGOS, Marilia de Franceschi Neto. "Ensino Religioso e Estado Laico: uma lição de tolerância." Revista de Estudos da Religião 9.3 (2009): 45-70.
GIUMBELLE Emerson. Religião, Estado e modernidade: notas a propósito de fatos provisórios. Estudos Avançados. vol.18 no.52 São Paulo Sept./Dec. 2004.
JUNQUEIRA, Sérgio (Org). O Ensino Religioso no Brasil. 2ª edição. Revisada e ampliada. Curitiba- Campagnat, 2011. (Coleção educação religião).
MARTINS, Sueli. A (in)diferença e (in)tolerância religiosa em escolas públicas municipais de Juiz de Fora. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 10, n.2, p. 15-34, jul-dez/2013 - S. Martins - http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2014/07/10-2-3.pdf Acessado em 31/06/2016.
MENDES, Napoleão Marcos de Moura. O ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.4/GT4_2_2002.pdf Acessado em 07/05/2016.
RANQUETAT Jr. Cesar. Do Confessional Ao Plural: Uma Análise Sobre O Novo Modelo De Ensino Religioso Nas Escolas Públicas Brasileiras. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v.8, n.23, p.289-305, jan./abr. 2008.
Resolução Nº 14/06-Cee/Ap. Conselho Estadual De Educação. Governo Do Estado do Amapá. http://www.gper.com.br/biblioteca_download.php?arquivoId=136
Acessado em 08/01/2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Marcos Vinicius de; kátia Freitas; maria Barbosa Reis; ,Anjos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.