A importância das Revistas Discentes de Sociologia: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.46269/11EE22.792Keywords:
Sociology, Student Journal, Áskesis Journal, Scientific Dissemination, SciencesAbstract
This essay aims to celebrate the ten years of the Áskesis journal and discuss the challenges and perspectives in the management of scientific journals by students in the area of Sociology. It seeks to discuss the role of scientific journals in the production and dissemination of science and to understand the potential of a student journal and its pedagogical and formative role. A survey is also presented on the scenario of student journals in the area of Sociology in the main Postgraduate Programs and Institutes in Brazil, according to Capes, in the last two quadrennia. A fundamental role of student journals for early career researchers and postgraduates is highlighted, both as a channel for disseminating their research and as a pedagogical tool that collaborates to shape researchers and academics to be more aware of publishing world, a central aspect in the life of every academic.
References
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.) Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983.
BRAGANÇA, Aníbal. Sobre o editor: notas para sua história. Em Questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.219-237, jul./dez. 2005.
BREDA, Thalles Vichiato; SABADIN, Ana Carina. Na tessitura da experiência: notas sobre o fazer editorial na Revista Áskesis. In: Revista Ensaios, v. 19, jul. - dez., 2021, p. 141-153. https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.52263
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venâncio Majer. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999, vol. 1.
MEDEIROS, Tifani Isabele de Fraga; SILVEIRA, Esther Krïger; WEBER, Milena; MALUF, Natália. Aprendendo a editorar, ensinando a publicar: caminhos para a produção científica na graduação em humanidades. Ensaios, 19, 2021, p. 121-131. https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.52111
FREITAS, Maria Ester. O pesquisador hoje: entre o artesanato intelectual e a produção em série. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, p. 1158-1163, dez. 2011.
GRUSZYNSKI, Ana Cláudia; GOLIN, Cida. Periódicos científicos eletrônicos e a visibilidade da ciência na web: estudo de caso na UFRGS. Datagramazero, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, jun. 2007.
GRUSZYNSKI, Ana Cláudia; GOLIN, Cida; CASTEDO, Raquel da Silva. Produção editorial e comunicação científica: uma proposta para edição de periódicos científicos. In: E-Compós. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. [Porto Alegre]. Vol. 11, n. 2, maio/ago. 2008.
HOUGHTON, Bernard. Scientific Periodicals: their historical development, characteristics and control. Londres: The Central Press, 1975.
LAWRENCE, Steve. Free online availability substantially increases a paper’s impact. Nature Debate, 2001. Disponível em: <http://www.nature.com/nature/debates/e-access/Articles/lawrence.html>
MALAQUIAS, Carlos de Oliveira. Revistas discentes de História: espaoç de divulgação e formação academica. Revista Horizontes Históricos [online], 2018, v.1,n.1, p. 1-6.
MEADOWS, Arthur Jack. A Comunicação Científica. (tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos) Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
OLIVEIRA, Thaiane; HOLZBACH, Ariane; GROHMANN, Rafael; TAVARES, Camilla. E se os editores de revistas científi cas parassem? A precarização do trabalho acadêmico para além da pandemia. Revista Contracampo, v. 39, n. 2, p. 2-13, 2020.
PORTO, Cristiane. Difusão de Ciência Brasileira na Internet: sugestão de uma tipologia. 2009.
Ribeiro, A. dos S., & Azevedo, B. . (2021). Uma Jornada Científica pela Planície. Ensaios, 19, 132-140. https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.52231
SANT’ANA, Fabiano. Qualis Periódicos, quando surgiu e como funciona? In: Galoá, 2016. Disponível em: https://galoa.com.br/blog/qualis-periodicos-quando-surgiu-e-como-funciona. Acessado em 05 de dez. 2022.
SARMENTO E SOUZA, Maria Fernanda; FORESTI, Miriam C. P. P.; VIDOTTI, Silvana A. B. G. Periódicos científicos eletrônicos: critérios de qualidade. Mudanças no processo de comunicação científica: a alternativa dos repositórios institucionais. In: VIDOTTI, Silvana A. B. G. (org). Tecnologia e conteúdos informacionais: abordagens teóricas e práticas. São Paulo: Polis, 2004, p.153-168.
SHUTTLEWORTH, Kate. Benefits and Challenges of Running a Student Journal. In: Simon Fraser University Digital Publishing website, 2021. Disponível em: https://www.lib.sfu.ca/help/publish/dp/benefits-challenges-student-journals. Acessado em 01 de agosto de 2022.
SILVA, Henrique César da. O que é divulgação científica? Ciência & Ensino, 1(1), 2006, 53–59
TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica na sociedade tecnológica: periódicos eletrônicos em discussão. In: Comunicação & Sociedade, São Paulo, n.31, 1999.
TRAMMELL, Ana. The Benefits of Publishing as an Undergraduate. In: Undergraduate Research at Illinois, 2014. Disponível em: https://publish.illinois.edu/ugresearch/2014/10/14/the-benefits-of-publishing-as-an-undergraduate/. Acessado em 10 de agosto de 2022.
TRZESNIAK, Piotr. A avaliação de revistas eletrônicas para órgãos de fomento: respondendo ao desafio. In: CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA DE PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, 1., 2006, Brasília. Anais... Brasília: Universidade de Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.cid.unb.br/CIPECCbr/viewpaper.php?id=26&print=1&PHPSESSID=8f99710edd3789ada04ed656dc2687b8>.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Thalles Vichiato Breda
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.