Innovate education: transformation today, inspiration tomorrow?
transformação hoje, inspiração amanhã?
DOI:
https://doi.org/10.46269/10221.506Keywords:
education, Innovate education, teacher, teaching work, reformAbstract
This paper involves the analysis of a middle and high school young teacher of the educational state system in São Paulo in 2020, the year in which we went through a global pandemic that imposed measures of social isolation. The current year would be a catalyst for change in public schools, due to the Inova educational program. However, the curriculum was completely changed and three new subjects were created: Life Project, Electives, and Technologies. The Department of Education offered non-presential training for the teachers. This odd scenario started having the governmental actions focused on better results, but at the moment is lost in actions to face the pandemic and the new challenges imposed.
References
AVELAR, Marina. O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. In: CÁSSIO, Fernando (org.). Educação contra barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.
BERTAGNA, Regiane H.; MELLO, Liliane R. Qualidade e avaliação: influências e significados na educação brasileira. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 2, p. 287-304, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3bDiMYw. Acesso em: 24 ago. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Censo Escolar de 2013. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013a.
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2007.
BRASIL. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2005-2013. Brasília, DF: Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013b.
BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n º 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2016.
BRASIL. Nenhum estado atinge a meta do Ideb 2017 no ensino médio. Ministério da Educação, 3 set. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/68371-nenhum-estado-atinge-a-meta-do-ideb-2017-no-ensino-medio-indice-avancou-apenas-0-1>. Acesso em: 10 mar. 2021.
COSTOLA, Andresa; BORGHI, Raquel. Os reformadores empresariais e as políticas educacionais: análise do movimento todos pela base nacional comum. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp3, p. 1313–1324, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br. Acesso em: 19 mar. 2021.
DAGNINO, Evelina. Construção democrática, neoliberalismo e participação: os dilemas da confluência perversa. Política e Sociedade, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 139-164, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br. Acesso em: 22 de nov. 2020.
DEPIERI, Adriana A. Instituto Ayrton Senna: proximidades e contradições da atuação empresarial na educação pública no Brasil. 2019. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio interpretação sociológica. São Paulo: Editora Contracorrente, 2020.
FREITAS, Luiz C. A Reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz (orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis- RJ: Ed. Vozes, 2015.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.
PORVIR. A escola que os jovens querem: #NossaEscolaEmReconstrução. Porvir.org, 2019. Disponível em: <https://porvir.org/nossaescola/>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SÃO PAULO. Dados Educacionais. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/dados-educacionais>. Acesso em: 10 fev. 2023.
SÃO PAULO. IDEB 2021: São Paulo melhora desempenho no ensino médio e nos anos finais do ensino fundamental. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 16 set. 2022. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/ideb-2021-sao-paulo-melhora desempenho-no-ensino-medio-e-nos-anos-finais-ensino-fundamental/#:~:text=S%C3%A3o%20Paulo%20alcan%C3%A7ou%20em%202021,ao%20resultado%20registrado%20em%202019>. Acesso em: 10 fev. 2023.
SÃO PAULO. FAQ: #Aluno e #Professor, saibam tudo sobre o Inova Educação. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 8 maio 2019a. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/1552665/>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SÃO PAULO. Inova Educação – Formação e Atribuição. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2019b. Disponível em: <https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/2/2019/05/Formac%CC%A7a%CC%83o-e-atribuicao_vf.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SÃO PAULO. Método de Melhoria de Resultados busca soluções para dificuldade de aprendizado. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/gestaoemfoco>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SÃO PAULO. Tire suas dúvidas sobre o Inova Educação. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/tire-suas-duvidas-sobre-o-inova-educacao/>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SILVA, Rodrigo P. Programa educacional público paulista Inova Educação: transformação hoje, inspiração amanhã. Conjecturas, v. 22, n. 1, p. 458–474, 2022. Disponível em: <https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/505>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SILVA, Rodrigo P. Programa Paulista Inova Educação (2020): O mercado adentrando a escola. Brazilian Journal Development, Curitiba, v.7, n.3, p.23348-23367, mar. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com. Acesso em: 10 mar. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rodrigo Pereira da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.