Programa Inova Educação no estado de São Paulo (2020)
transformação hoje, inspiração amanhã?
DOI:
https://doi.org/10.46269/10221.506Palavras-chave:
Educação, Inova, Professor, Trabalho docente, ReformaResumo
Este ensaio envolve a mudança na educação paulista a partir do Programa Inova, refletindo a respeito do impacto das ações administrativas na prática docente. O desenvolvimento do texto foi feito através da análise documental, bibliográfica e contribuições pessoais permitidas por minha atuação enquanto docente na educação pública paulista. O programa resultou em alterações na rotina, novas matérias e imputou mais responsabilidade para alunos e professores. Logo, a escola está incorporando metodologias de controle de gestão e fazendo com que as ações de professores e alunos busquem metas estabelecidas que são representadas na nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB).
Referências
AVELAR, Marina. O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. In: CÁSSIO, Fernando (org.). Educação contra barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.
BERTAGNA, Regiane H.; MELLO, Liliane R. Qualidade e avaliação: influências e significados na educação brasileira. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 2, p. 287-304, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3bDiMYw. Acesso em: 24 ago. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
BRASIL. Censo Escolar de 2013. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013a.
BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2007.
BRASIL. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2005-2013. Brasília, DF: Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013b.
BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n º 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2016.
BRASIL. Nenhum estado atinge a meta do Ideb 2017 no ensino médio. Ministério da Educação, 3 set. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/68371-nenhum-estado-atinge-a-meta-do-ideb-2017-no-ensino-medio-indice-avancou-apenas-0-1>. Acesso em: 10 mar. 2021.
COSTOLA, Andresa; BORGHI, Raquel. Os reformadores empresariais e as políticas educacionais: análise do movimento todos pela base nacional comum. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp3, p. 1313–1324, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br. Acesso em: 19 mar. 2021.
DAGNINO, Evelina. Construção democrática, neoliberalismo e participação: os dilemas da confluência perversa. Política e Sociedade, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 139-164, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br. Acesso em: 22 de nov. 2020.
DEPIERI, Adriana A. Instituto Ayrton Senna: proximidades e contradições da atuação empresarial na educação pública no Brasil. 2019. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio interpretação sociológica. São Paulo: Editora Contracorrente, 2020.
FREITAS, Luiz C. A Reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz (orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis- RJ: Ed. Vozes, 2015.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.
PORVIR. A escola que os jovens querem: #NossaEscolaEmReconstrução. Porvir.org, 2019. Disponível em: <https://porvir.org/nossaescola/>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SÃO PAULO. Dados Educacionais. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/dados-educacionais>. Acesso em: 10 fev. 2023.
SÃO PAULO. IDEB 2021: São Paulo melhora desempenho no ensino médio e nos anos finais do ensino fundamental. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 16 set. 2022. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/ideb-2021-sao-paulo-melhora desempenho-no-ensino-medio-e-nos-anos-finais-ensino-fundamental/#:~:text=S%C3%A3o%20Paulo%20alcan%C3%A7ou%20em%202021,ao%20resultado%20registrado%20em%202019>. Acesso em: 10 fev. 2023.
SÃO PAULO. FAQ: #Aluno e #Professor, saibam tudo sobre o Inova Educação. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 8 maio 2019a. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/1552665/>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SÃO PAULO. Inova Educação – Formação e Atribuição. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2019b. Disponível em: <https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/2/2019/05/Formac%CC%A7a%CC%83o-e-atribuicao_vf.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SÃO PAULO. Método de Melhoria de Resultados busca soluções para dificuldade de aprendizado. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/gestaoemfoco>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SÃO PAULO. Tire suas dúvidas sobre o Inova Educação. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/tire-suas-duvidas-sobre-o-inova-educacao/>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SILVA, Rodrigo P. Programa educacional público paulista Inova Educação: transformação hoje, inspiração amanhã. Conjecturas, v. 22, n. 1, p. 458–474, 2022. Disponível em: <https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/505>. Acesso em: 10 mar. 2021.
SILVA, Rodrigo P. Programa Paulista Inova Educação (2020): O mercado adentrando a escola. Brazilian Journal Development, Curitiba, v.7, n.3, p.23348-23367, mar. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com. Acesso em: 10 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rodrigo Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.